Sobre a pesquisa e o registro de sonoridades: da produção cultural em antropologia
DOI:
https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2013.64503Palabras clave:
Etnomusicologia, metodologia de pesquisa, tecnologias de gravação, música ucraniana, patrimônio imaterial.Resumen
O presente artigo discute as contingências que atuam sobre a produção de registros musicais em pesquisas de caráter etnográfico, tendo como base empírica o processo de gravação de um CD junto a interlocutoresenvolvidos com o que chamam de “música ucraniana” em diferentes cidades do Paraná. Após uma breve descrição das manifestações musicais que foram foco da pesquisa, discute-se o papel desempenhado pelos diferentes atores (humanos e não humanos) envolvidos na produção do CD: o próprio pesquisador, os interlocutores de pesquisa, as instituições financiadoras, os técnicos de gravação e as tecnologias digitais utilizadas. Reflete-se, assim, sobre o fazer do antropólogo ao longo de um processo de produção cultural, visto que o pesquisador, não sendo um mediador neutro, empresta a esta atividade a ética e a crítica próprias à disciplina, e interfere no material produzido a partir da aplicação de um dado ponto de vista teórico e metodológico.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista de Antropologia concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).