Esculturas urbanas metálicas do final do século XIX e do XX em Belém- PA: transformações e permanências
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-5487.20.2024.211436Palavras-chave:
Cidade, Escultura pública, Monumento, Patrimônio históricoResumo
As transformações socioeconômicas e culturais ocorridas durante o período de modernização da cidade de Belém, conhecido como “Belle Époque”, influenciaram na importação de um modelo europeu de sociedade e propiciou construções de prédios públicos, praças e esculturas urbanas, monumentos instalados em espaços públicos que narram um fato ou adornam o ambiente. Essas esculturas integram a categoria de monumentos intencionais, pois possuem elementos essenciais que cumprem uma função de rememoração. Em razão da localização, as esculturas estão suscetíveis a furtos, transferência do lugar original, substituições a partir de réplicas entre outras alterações. Portanto, este trabalho objetiva analisar as transformações e permanências das esculturas metálicas inauguradas em Belém no final do século XIX e no XX. Para isso, foram pesquisados documentos, relatórios, jornais, inventários, registros gráficos e fotográficos. Como resultado identificou-se os processos de criação e transformações destes bens ao longo dos anos, bem como realizou-se a atualização do inventário dos monumentos ainda remanescentes na cidade.
Downloads
Referências
A NOITE ILUSTRADA. Rio de Janeiro, 21 jun. 1933.
A REPÚBLICA. Belém, 21 out. 1890.
A REPÚBLICA. Belém, 18 out. 1891.
BRANDI, C. Teoria da restauração. São Paulo: Ateliê Editorial, 2008.
CARVALHO, J. M. de. A formação das almas: o imaginário da República no Brasil. 2 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
CHOAY, F. A alegoria do patrimônio. São Paulo: Unesp, 2001.
COELHO, G. M. No coração do povo: o monumento à República em Belém-1891-1897. Belém: Editora Paka-Tatu, 2002.
CORREIO PAULISTANO, São Paulo, 9 out. 1941.
CRUZ, E. H. da. Monumentos de Belém. Oficinas Gráficas da Revista de Veterinária, 1945.
DAOU, A. M. A Belle Époque amazônica. 3 ed. Zahar, 1999.
DERENJI, J. da S. Arquitetura nortista: a presença italiana no início do século XX. Manaus: SEC, 1998.
DIÁRIO DO PARÁ. Belém, 21 set. 1984.
DIÁRIO ONLINE. Belém, 3 jun. 2019. Disponível em: «https://www.diarioonline.com.br/noticias/noticias/para/noticia-599704-estatua-de-bronze-furtada-de-monumento-em-sao-bras-e-recuperada.html». Acesso em: 03 jun. 2020.
DUARTE, D. Manaus: entre o passado e o presente. Manaus: Mídia Ponto Com, 2009.
ESTADO DO PARÁ, Belém, 12 jul.1911.
FIGUEIREDO, A. M. “Quimera amazônica: arte, mecenato e colecionismo em Belém do Pará, 1890-1910”. Clio — Revista de Pesquisa Histórica, n. 28.1, 2011.
FIGUEIREDO, A. M. “Portugueses, italianos e franceses nos círculos artísticos de Belém do Pará (1880-1920)”. ARRUDA, J. J. de A. et al. De colonos a imigrantes: I(E) migração portuguesa para o Brasil. São Paulo: Alameda,2013.
FOLHA DO NORTE. Belém, 17 dez. 1896.
FRANCO, T. O Liberal, 17 ago. 1889.
FUNDAÇÃO CULTURAL DO MUNICÍPIO DE BELÉM. Inventário dos monumentos da cidade de Belém, 1994.
GOVERNO DO PARÁ. Relatório com que o exm. sr. dr. José da Gama Malcher, 1.o vice-presidente, passou a administração da província do Pará ao exm. sr. dr. João Capistrano Bandeira de Mello Filho em 9 de março de 1878. Pará, Typ. Guttemberg, 1878. p. 99-101.
GOVERNO DO PARÁ. Assembleia Legislativa da Província. Fala com que o excelentíssimo senhor doutor José Coelho da Gama e Abreu, presidente da província, abriu a 2ª sessão da 21ª legislatura da Assembleia Legislativa da província do Gram-Pará, em 16 de junho de 1879. Pará, Typ. Liberal do Pará, 1879.
GOVERNO DO PARÁ. Relatório apresentado à Assembleia Legislativa Provincial na 2.a sessão da 22.a legislatura em 15 de fevereiro de 1881 pelo Exm. Sr. Dr. José Coelho da Gama e Abreu. Pará, Typ. do Diário de Notícias de Costa & Campbell, 1881.
GOVERNO DO PARÁ. Relatório com que o Exm. Sr. Presidente Dr. Manuel Pinto de Souza Dantas Filho passou a administração da província ao Exm. Sr. 1° Vice-presidente Dr. José da Gama Malcher. 4 jan. de 1882.
GOVERNO DO PARÁ. Abertura da Assembleia provincial. Diário de Belém, 5 fev. 1889.
GRISSOM, C. A. Zinc sculpture in America, 1850-1950. Associated University Presse, 2009.
HALBWACHS, M. A memória coletiva. 2ed. São Paulo: Vértice/ Revista dos tribunais, 1990.
INDINHO, R. Busto de vítima de desastre aéreo passa mensagem trágica dizem passageiros. Site Seles Nafes, 2019. Disponível em: «https://selesnafes.com/2019/01/busto-de-vitima-de-desastre-aereo-passa-mensagem-tragica-dizem-passageiros/». Acesso em: 03 jun. 2020.
KNAUSS, P. “O descobrimento do Brasil em escultura: imagens do civismo”. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, v. 20, 2000.
LE GOFF, J. História e memória. Campinas: Editora da Unicamp, 1990.
LEMOS, A. O Liberal, 17 ago. 1889.
LEMOS, A. J. Relatório Apresentado ao Conselho Municipal de Belém referente aos anos de 1897-1902. Belém do Pará: Archivo da Intendência Municipal, 1902.
LEMOS, A. J. Relatório apresentado ao Conselho Municipal de Belém referente ao ano de 1905. Belém do Pará: Archivo da Intendência Municipal, 1906.
MIRANDA, V. C. C. A família Chermont: memória histórica e genealógica. Rio de Janeiro: Eu & Você Editora, 1982.
MONTENEGRO, A. Mensagem dirigida em 7 de setembro de 1902 ao congresso Legislativo do Pará, 1902.
NASCIMENTO, C. H. C. Marcos do tempo. Monografia (Curso de pós-graduação em Semiótica e Artes Visuais) — Núcleo de Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2005.
NORA, P. “Entre memória e história: a problemática dos lugares”. Projeto História, v. 10, 1993.
OCCIDENTE: Revista ilustrada de Portugal e do estrangeiro. Lisboa, set. 1882.
O LIBERAL DO PARÁ, Belém, 1 ago. 1879.
O LIBERAL DO PARÁ, Belém, 14 abr. 1882.
O LIBERAL DO PARÁ, 15 ago. 1889.
O NACIONAL, Belém, 21 nov. 1897.
O LIBERAL DO PARÁ. Belém, 9 dez. 1947.
O LIBERAL DO PARÁ. Belém, 24 fev. 1989.
PALÁCIOS, F. O. Estudo tecnológico do chalé de ferro IOEPA: subsídios para a salvaguarda de arquitetura de ferro no Brasil. Dissertação (Mestrado) — Faculdade de Arquitetura e urbanismo, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2011.
PÁSCOA, L. V. B. “Últimos dias de Carlos Gomes, de Domenico De Angelis e Giovanni Capranesi: uma abordagem iconográfica-musical”. Arteriais — Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes, p. 76-88, maio 2022.
REMESAR, A; SILVA, F. N. da. “Regeneração urbana e arte pública”. DE ANDRADE, P.; MARQUES, C. A. Arte pública e cidadania: novas leituras da cidade criativa. Lisboa: Caleidoscópio, 2010.
RIEGL, A. O culto moderno dos monumentos: sua essência e sua gênese. Goiânia: Editora da UCG, 2006.
RODRIGUES, R. da S. A escultura monumental em Belém do Pará: três obras e um percurso romântico. Dissertação (mestrado) — Faculdade de Belas Artes, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2012.
SANTOS, A. C. de S. O monumento à Lauro Sodré (1959) e o encontro de tradições político-militares no Pará republicano. 30° Simpósio Nacional de História, Recife, 2019.
SARGES, M. de N. Belém: riquezas produzindo a Belle-Époque (1870-1910). 3 ed. Belém: Paka-Tatu, 2010.
SCHWARCZ, L. M.; STARLING, H. M. Ela vai cair: o fim da monarquia no Brasil. Brasil: uma biografia. 2ª edição. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
SENAI — SP. Fundição artística. São Paulo: SENAI-SP editora, 2012.
SOARES, A. P. G. A estatuária e a escultura figurativa urbana: conceptualização de estatuária no espaço urbano. Tese (Pós-doutorado) — Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2012.
SOARES, E. N. Largos, coretos e praças de Belém. Monumenta/IPHAN, 2009.
SOUZA, E. S. O de. Patrimônio cultural: os monumentos de Belém/PA como fonte de informação histórica. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) — Faculdade de Biblioteconomia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.
VIÑAS, S. M. Teoría contemporánea de la restauración. Madrid: Sintesis, 2003.
VOLPATO, G. L. “O método lógico para redação científica”. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, v. 9, n. 1, 2015.
ZHENG, J. “Contextualizing Public Art Production in China: The Urban Sculpture Planning System in Shanghai”. Geoforum, v. 82, p. 89-101, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Tayna Mariane Monteiro de Castro, Flávia Olegário Palácios
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).