Preciado e a asfixia contrassexual do cis-tema.
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-5487.vi20p213697Palavras-chave:
Estudos Queer, Paul B. Preciado, Gênero, Dildo, História CulturalResumo
O filósofo, professor e escritor espanhol Paul B. Preciado se encontra como uma das principais vozes da teoria e estudos queer da atualidade, possuindo contribuições nos estudos sobre corpo, sexo/gênero, sexualidade e pornografia. A presente resenha possui como foco o primeiro livro do filósofo, o Manifesto Contrassexual, no qual o autor destrincha e critica a historicidade e temporalidade do cis-tema sexo/ gênero, bebendo de produções pós-estruturalistas da filosofia, história e psicanálise como as de Judith Butler, Gilles Deleuze, Félix Guattari, Michel Foucault e Donna Haraway. A noção de contrassexualidade é configurada como um conceito que se opõe ao cis-tema sexo/ gênero de corpos-homens e corpos-mulheres, que aponta para mais que rupturas em tal ordem vigente, aponta ao fim asfixiado desta. Durante o texto me voltarei, principalmente, ao conceito de contrassexualidade, à visão de Preciado acerca de práticas subversivas sexuais como o BDSM e, por último: à noção do dildo no pensamento de Preciado e às contribuições do dildo à contrassexualidade.
Downloads
Referências
BORGES, J. L. S. Sexualidade, Transgressão e Inquisição: As Mulheres Nefandas no Brasil Colonial. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Instituto de História, Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro. 2011.
BURKE, P. O que é História Cultural? Tradução de Sérgio Góes de Paula. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
CERTEAU, M. “A Operação Historiográfica.” A Escrita da História. Tradução de Maria de Lourdes Menezes. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982. p. 56-107.
FLEURY, H. J.; ABDO, C. H. N. "Atualidades em disforia de gênero, saúde mental e psicoterapia." Diagnóstico e Tratamento, [S. l.], v. 23, n. 4, p. 147-151, 2018.
GAYLE, R. “Tráfico Sexual: entrevista a Judith Butler”. Cadernos Pagu, n. 21, p. 157-209, 2003.
PRECIADO, Paul B. Manifesto Contrassexual: práticas subversivas de identidade sexual. Tradução de Maria Paula Gurgel Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 2022. 232 p. ISBN 9786559790753.
SOUSA NETO, M.; GOMES, A. R. (Org.). História & Teoria Queer. Salvador, BA: Editora Devires, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Abel Calisto Bendito da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).