Globalização e movimento trabalhista na indústria automobilística europeia: competição ou aliança transnacional?

Autores

  • Vânia Cibele Ornelas de Oliveira Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-5487.21.2025.226700

Palavras-chave:

Globalização, Sindicatos, Movimento trabalhista, Europa, Indústria automobilística

Resumo

Com as transformações da globalização econômica mundial nas últimas décadas, a indústria automobilística tem sido exemplar na aplicação de novos modelos operacionais na produção e na gestão do trabalho. As principais características desses modelos envolvem a fragmentação das cadeias produtivas através do Investimento Direto Estrangeiro (IDE) em países com baixos custos laborais e baixa organização sindical. Na Europa, essa tendência se manifesta pelo deslocamento das indústrias automobilísticas transnacionais dos países da Europa Ocidental – com a indústria automobilística alemã sendo a mais representativa – para os países da Europa Central e Oriental (ECO). O deslocamento das empresas tem servido como uma ferramenta de barganha por parte da gestão das empresas durante os períodos de negociação salarial com os sindicatos, pressionando pela redução das condições de trabalho nas plantas industriais de cada país. Percebendo isso desde cedo, e enfrentando diversos desafios, os sindicatos europeus buscaram contornar a competição que tal modelo produtivo impôs ao movimento trabalhista, construindo experiências modelo de colaboração transnacional, as quais são descritas neste artigo.

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Biografia do Autor

  • Vânia Cibele Ornelas de Oliveira, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Mestre em História Econômica pela Universidade de São Paulo

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Publicado

2025-03-08

Como Citar

Oliveira, V. C. O. de. (2025). Globalização e movimento trabalhista na indústria automobilística europeia: competição ou aliança transnacional?. Revista Angelus Novus, 1(20), 1-25. https://doi.org/10.11606/issn.2179-5487.21.2025.226700