Problemas de estimação de custo de capital de empresas concessionárias no Brasil: uma aplicação à regulamentação de concessões rodoviárias
DOI:
https://doi.org/10.5700/rausp1027Palavras-chave:
custo de oportunidade do capital, taxa de retorno de concessões, concessões rodoviárias, capital asset pricing model, retorno esperado de mercadoResumo
Neste trabalho, discute-se a fixação de taxas de retorno de concessões no Brasil, com aplicação específica ao caso da metodologia da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Mostra-se a inadequação da regulamentação vigente, baseada no conceito de taxa interna de retorno (TIR), e não de custo de oportunidade do capital. A partir de um exemplo com dados referentes ao auge da crise financeira internacional (dezembro de 2008), evidencia-se também a falta de lógica decorrente da utilização de retornos e preços passados na estimação de taxas de retorno, um procedimento comum a toda a área de concessões de serviços públicos no Brasil. Propõe-se uma metodologia alternativa cujos resultados são sensíveis às condições correntes de mercado de capitais, que produz resultados coerentes com a situação então vigente.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2012-03-01
Edição
Seção
Finanças & Contabilidade
Como Citar
Problemas de estimação de custo de capital de empresas concessionárias no Brasil: uma aplicação à regulamentação de concessões rodoviárias. (2012). Revista De Administração, 47(1), 81-95. https://doi.org/10.5700/rausp1027