A formação inicial de professores de educação física acerca da inclusão:
um estudo diagnóstico no Chile
DOI:
https://doi.org/10.11606/1807-5509201700030619Palavras-chave:
Educação Física; Educação Especial; Inclusão; Criança com Deficiência.Resumo
Atualmente a presença do aluno com deficiência nas aulas de Educação Física já e uma realidade, exigindo a formação do professor de forma sólida e consonante com os princípios inclusivos. O objetivo do estudo é investigar a formação inicial de professores de Educação Física em Universidades Chilenas. Participaram do estudo 16 docentes responsáveis pelas disciplinas de Educação Física Adaptada nas Universidades públicas e privadas do Chile. Foram aplicados questionários para análise dos conceitos e abordagens utilizados pelos docentes para formação do professor de Educação Física para inclusão. Os questionários foram analisados através da técnica de análise de conteúdo. A formação do professor de Educação Física está consonante com os princípios da inclusão. Porém, este processo ainda encontra muitas barreiras, onde há maior necessidade de vinculação com o conhecimento científico e a pesquisa, bem como utilização de abordagens mais próximas do cotidiano escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo da revista, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC-BY)