Aprendizagem significativa e o ensino de conceitos na Educação Física escolar: um estudo de caso com os jogos Olímpicos

Autores

  • Natália Kohatsu Quintilio Universidade de São Paulo. Escola Educação Física e Esporte
  • Osvaldo Luiz Ferraz Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte.

DOI:

https://doi.org/10.11606/1807-5509201800020219

Palavras-chave:

Teoria educacional, Mapas conceituais, Teoria Educacional de Novak, Ferramentas de aprendizagem

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi investigar a influência de um planejamento instrucional baseado nas premissas da aprendizagem significativa, a partir dos princípios da Teoria Educacional de Joseph D. Novak, utilizando mapas conceituais e outros recursos didáticos na aprendizagem de conceitos em aulas de educação física. Os alunos fizeram um mapa conceitual pré e pós-intervenção. A análise dos resultados mostrou que houve melhoria na qualidade dos mapas conceituais e no entendimento de conceitos relacionados aos Jogos Olímpicos, organizados sob os princípios da Teoria Educacional de Novak e que novas ferramentas de ensino e aprendizagem deveriam fazer parte das aulas de educação física.

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Publicado

2018-12-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Quintilio, N. K., & Ferraz, O. L. (2018). Aprendizagem significativa e o ensino de conceitos na Educação Física escolar: um estudo de caso com os jogos Olímpicos. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 32(2), 219-232. https://doi.org/10.11606/1807-5509201800020219