A Proposta Curricular do Estado de São Paulo na perspectiva de professores de Educação Física em Piracicaba/SP

Autores

  • Lucas de Andrade Carvalho Governo do Estado de São Paulo. Secretaria da Educação, São Paulo, SP, Brasil.
  • Cinthia Lopes da Silva Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v32i4p497-512

Resumo

O objetivo deste texto é identificar e analisar: 1) como os professores da Rede Estadual de Ensino em Piracicaba avaliam a Proposta Curricular do Estado de São Paulo (PCESP) e 2) qual o conhecimento que tais professores possuem acerca do conceito de cultura corporal de movimento e da discussão sobre lazer, apresentados na PCESP. Nesta pesquisa qualitativa entrevistamos sete professores de Educação Física, que apontaram
pontos positivos e negativos acerca do documento citado, relacionados à sua implantação e aplicabilidade. Três dos professores demonstram não ter conhecimento aprofundado acerca dos conceitos mencionados, no entanto, consideramos que a responsabilidade por este fato seja em parte da própria Secretaria da Educação do Estado de São Paulo por desenvolver poucas ações no sentido da formação continuada de professores.

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Publicado

2018-12-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Carvalho, L. de A., & Silva, C. L. da. (2018). A Proposta Curricular do Estado de São Paulo na perspectiva de professores de Educação Física em Piracicaba/SP. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 32(4), 497-512. https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v32i4p497-512