Usos e apropriações das culturas populares nas aulas de Educação Física de uma escola pública
DOI:
https://doi.org/10.11606/1807-5509201900030453Palavras-chave:
Estudos com o Cotidiano, Redes de Saberes, Ensino Fundamental, Protagonismo do AlunoResumo
Objetiva compreender os usos e as apropriações que os alunos e professores de uma escola pública fazem das manifestações das culturas populares no contexto das aulas de Educação Física e no cotidiano de uma escola pública. Para tanto, utiliza os Estudos com o Cotidiano como pressuposto teórico-metodológico, em que os dados foram produzidos com os diferentes praticantes do contexto escolar, professores,
alunos, equipe pedagógica e comunidade local, por meio de diferentes fontes, diário de campo, narrativas, entrevistas e outros. O resultado denota os seguintes usos e apropriações das culturas populares: relação da cultura local com a global; valorização da autonomia e da participação dos alunos na construção do saber; produção do “conhecimento em redes”; sensação de pertencimento à comunidade escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Todo o conteúdo da revista, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC-BY)