Construção e validação de um instrumento de suporte escolar e parental na formação esportiva do adolescente
DOI:
https://doi.org/10.11606/1807-5509202000010033Palavras-chave:
Validação, Esporte, Adolescente, Apoio Escolar, Apoio ParentalResumo
Objetivou-se construir e validar um questionário para verificar a contribuição da escola e da família na formação esportiva do adolescente. Participaram da pesquisa 295 adolescentes praticantes de esportes coletivos e individuais. Foram realizadas as seguintes etapas para validação do instrumento: validação teórica, que consistiu na construção do instrumento e na aplicação do questionário piloto; e validação empírico analítica, que consistiu na aplicação do questionário, verificação da confiabilidade, verificação da adequabilidade, aplicação da análise fatorial exploratória e na modelagem final do questionário. As análises de confiabilidade, adequabilidade e fatorial exploratória realizadas para identificar evidências
de validade de construto do questionário apresentaram ajustes aceitáveis e resultados que atenderam as recomendações da literatura. O modelo final do questionário abarcou 21 itens dos 39 anteriores analisados e foram distribuídos em duas dimensões: Escola com nove itens divididos em fatores denominados de (1) desenvolvimento esportivo (itens 1, 2, 3, 5 e 6) e (2) desempenho escolar com (itens 7, 8, 11 e 12); e Família com 12 itens divididos em fatores denominados de (1) aspectos financeiros (itens 1, 2 e 3), (2) aspectos motivacionais (itens 11, 12 e 13), (3) interação esportiva (7, 8 e 9) e (4) acompanhamento esportivo (itens 16, 19 e 21). Conclui-se que o questionário apresentou níveis satisfatórios de fidedignidade
e consistência interna com evidências de validade de construto para verificação do apoio que a escola e família concentram na formação esportiva do adolescente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Todo o conteúdo da revista, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC-BY)