Percepções conceituais e atitudinais de professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem esportivo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.2022e36177089Palavras-chave:
Métodos de ensino, Esportes coletivos, Iniciação esportiva, Dimensões de ensinoResumo
A finalidade desse trabalho foi descrever as percepções dos professores e alunos sobre aspectos conceituais e atitudinais do processo de ensino-aprendizagem esportiva. A pesquisa foi composta por 18 alunos e 10 professores de iniciação aos esportes coletivos. A coleta de dados foi realizada de forma remota, utilizando questionários para os professores e alunos. Os resultados mostraram que os professores foram atletas na modalidade que lecionam. Com relação ao conhecimento e utilização dos métodos os professores mencionaram conhecer o princípio analítico-sintético e global-funcional, mas utilizam o método misto. Para eles, os jogos são essenciais nas aulas e seu objetivo principal foi o bem-estar e a socialização. Nesse sentido, os professores são responsáveis por transmitirem conceitos e habilidades importantes, estimulando os alunos com situações desafiadoras. Com relação aos alunos, observou-se que eles preferem participar em vez de vencer e tentar recuperar a bola a dar um pontapé. As vivências metodológicas contribuem para a percepção dos alunos sobre o contexto do jogo. Portanto, conclui-se que os professores foram atletas, conhecem o princípio analítico-sintético e global funcional, mas utilizam o método misto. Os professores manifestaram entendimento de que os jogos são essenciais e os principais objetivos das aulas são o bem estar e a socialização. Por outro lado, os alunos optaram por participar ao invés de vencer e por tentar recuperar a bola ao invés de dar um pontapé. As escolhas metodológicas feitas pelos professores repercutiram no modo como os alunos se desenvolvem, veem e agem no esporte.
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