Representação social sobre saúde em uma escola no Rio de Janeiro

Autores

  • Laila Maria Cardoso Zalfa Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Giannina do Espirito-Santo Centro Universitário Augusto Motta, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Monique Ribeiro de Assis Universidade de Estado do Rio de Janeiro , Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.11606/1807-5509202000040611

Palavras-chave:

Jovens, Ensino Médio, Abordagem Estrutural, Medicalização

Resumo

O objetivo do estudo foi identificar a representação social sobre saúde em um grupo formado por 186 jovens que cursavam o segundo ano do ensino médio em uma escola localizada no município do Rio de Janeiro. O estudo foi realizado no ano de 2016 e os dados foram coletados a partir de evocações livres ao termo indutor saúde. Para tal, utilizou-se a Teoria das Representações Sociais (TRS) elaborada por Moscovici, em especial, a técnica de associação livre de ideias baseada na Teoria do Núcleo Central (TNC) proposta por Jean Claude Abric. Os resultados encontrados em um primeiro momento apontaram para uma representação baseada em uma perspectiva biofi siológica da saúde, na qual o elemento central revelado foi Hospital, e os elementos periféricos de maior representatividade foram: Médico, Bem-estar, Exercício, Alimentação e Precariedade. Concluiu-se que a representação de saúde para o grupo estava subordinada principalmente a um contexto social medicalizado, em que as práticas corporais entendidas como saudáveis formavam o pano de fundo para interação com o mundo da estética. Finalizando, notou-se uma dicotomia existente entre a saúde privada e a pública, o que torna essa representação uma questão mais de caráter socioeconômico do que propriamente biológico.

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Publicado

2020-12-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Zalfa, L. M. C. ., Espirito-Santo, G. do ., & Assis, M. R. de . (2020). Representação social sobre saúde em uma escola no Rio de Janeiro. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 34(4), 611-621. https://doi.org/10.11606/1807-5509202000040611