Grounding e autopossessão em atividades da educação física
DOI:
https://doi.org/10.11606/1807-5509202000040699Palavras-chave:
Bioenergética, Educação Física Escola, Grounding, AutopossessãoResumo
Analisou-se a autopossessão inerente ao grounding em aulas de Educação Física Escolar com discentes do 5º ano de escola municipal paraibana. Define-se grounding como fluxo de excitação energética, sentido como vibrações céfalo-caudais descendentes e ascendentes, envolvendo o contato com emoções e sua expressão (autoexpressão), cujo gradual autocontrole denomina-se autopossessão. No grounding, toma-se consciência corporal de si, reconhecendo emoções e as expressando adequadamente (autopossessão). Resulta disto o reconhecimento cognitivo do grounding e de sua autopossessão, chamado conscientização. Com metodologia qualitativa, coletaram-se dados por observações diretas e entrevistas semiestruturadas durante aulas de Educação Física. Aplicou-se análise de conteúdo categorial aos resultados, constatando-se presença de autoexpressão, deficiência em autopossessão e, portanto, na conscientização. Concluiu-se pela importância de conhecer o grounding como conceito e processo empírico a fim de que referenciem o planejamento pedagógico de atividades nas aulas de Educação Física Escolar, a fim de promover e elevar o nível de autopossessão e conscientização do alunado.
Downloads
Referências
Lowen A. Bioenergética. Tradução de Maria Sílvia Mourão Netto. São Paulo: Summus, 1982.
Lowen A. Exercícios de Bioenergética: o caminho para uma saúde vibrante. Tradução de Vera Lúcia Marinho, Suzana Domingues de Castro. São Paulo: Ágora, 1985.
Gomes-da-Silva PN. A corporeidade do movimento: por uma análise existencial das práticas corporais. In: Hermida FJ, Zoboli F, organizadores. Corporeidade e Educação. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2012. p. 169.
Tenório S. Projeto Hora do Blá - uma intervenção da Análise Bioenergética Focada no âmbito escolar. In: Fiorini H et al. Clínica social e psicoterapia corporal: um conjunto de experiências em Análise Bioenergética Focada. São Paulo: Instituto de Análise Bioenergética de São Paulo, 2016.
Tord Figueras P. Grounding: concepto y usos em Danza Movimiento Terapia (DMT). Barcelona, 2013. 71 p. Dissertação (Mestrado em DMT). Facultat de Ciencias de l’Educació, Universitat Autònoma de Barcelona, 2013.
Lowen A. O corpo traído. Tradução de George Schlesinger. São Paulo: Summus, 1979.
Lowen A. Prazer: uma abordagem criativa da vida. Tradução de Ibanez de Carvalho Filho. São Paulo: Summus, 1984.
Ferreira BC, Del Prette, ZAP. Programa de expressividade facial de emoções e habilidades sociais de crianças deficientes visuais e videntes. Psicol: Reflex Crít. 2013,26(2):327-338.
Ferraz Rocha DL. Grounding em aulas de educação física escolar: uma análise pela bioenergética. 2014. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.
Chizzotti A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 1995.
Bardin L. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.
Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2010.
Lowen A. O corpo em terapia da abordagem bioenergética. Tradução de Maria Sílvia Mourão Netto. São Paulo: Summus, 1977.
Lowen A. O corpo em depressão: as bases biológicas da fé e da realidade. Tradução de Ibanez de Carvalho Filho. São Paulo: Summus, 1983.
Lowen A. espiritualidade do corpo. Tradução de Paulo César de Oliveira. São Paulo: Cultrix, 1990.
Lowen A. Alegria: a entrega ao corpo e à vida. Tradução de Maria Sílvia Mourão Netto. São Paulo: Summus, 1997.
Lowen A. Uma vida para o corpo: autobiografia de Alexander Lowen. Tradução de Maria Sílvia Mourão Netto. São Paulo: Summus, 2007.
Rocha BS. Brincando com o corpo. São Paulo: Arte & Ciência, 2005.
Weigand O. Grounding e autonomia. São Paulo: Edições e Produções Person, 2006.
Lowen A. Medo da vida. São Paulo: Summus, 1986.
Andrade FCB. Tornar-se uma lição permanente: psicodinâmica da competência inter-relacional do (a) educador (a) na gestão de conflitos e na prevenção da violência na escola. João Pessoa, 2007. 220p. Tese (Doutorado em Educação) - Departamento de Educação, Universidade Federal da Paraíba, Paraíba, 2007.
Navarro F. Caracterologia pós-reichiana. Tradução Cibele dos Santos Coelho. São Paulo: Summus, 1995.
Bacri APR. Influência dos bloqueios corporais na Educação. Uberlândia, 2005. 115 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Departamento de Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, 2005.
Guedes EC. Educação e alteridade: uma meta-arqueologia da educação a partir de Emmanuel Lévinas e Paulo Freire, 2007 - 181 folhas. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós- graduação em Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2007.
Alves J, Correia GWB. O corpo nos grupos: experiências em análise bioenergética. 3. ed. Recife: Ed. Libertas, 2010.
Martiny LE et al. O que eu transformaria? Muita coisa: os saberes e os não saberes docentes presentes no estágio supervisionado em Educação Física. Rev Educ Física/UEM.2011,22(4):569-581.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Todo o conteúdo da revista, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC-BY)