Limitações e possibilidades institucionais: a formação inicial em Educação Física - Licenciatura
DOI:
https://doi.org/10.11606/1807-5509202000040735Palavras-chave:
Educação Física, Formação docente, Ensino, EscolaResumo
O objetivo foi verifi car quais limitações enfrentam professores e acadêmicos de um curso de licenciatura em educação física para aproximar universidade e escola ao longo da formação inicial, bem como as possibilidades para integrar estas instituições e contribuir para a imersão dos futuros professores na
educação básica. É uma pesquisa qualitativa e descritiva que se deu a partir do estudo de caso em uma universidade pública do estado do Paraná, com 18 docentes e 41 egressos da licenciatura em educação física. Todos participaram de uma entrevista semiestruturada, cujo conteúdo foi investigado por meio da análise de conteúdo com suporte do software NVivo 10. A perspectiva apresentada revela que as barreiras institucionais, para qualifi car a formação inicial por meio de atividades pedagógicas integradas ao ambiente escolar, são mais expressivas do que as possibilidades existentes para estreitar a comunicação entre os níveis de ensino básico e superior. Mesmo assim, nenhum dos registros mostrou radicalidade; apesar das barreiras expostas, os professores se mostram predispostos a propor ou incorporar propostas formativas mais próximas da realidade interventiva dos professores de educação física que atuam no cenário escolar.
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