Motivação para a prática de esportes na Educação Física escolar
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.2024e38185517Palavras-chave:
Motivação, Esporte, Adolescente, Escola, Comportamento sedentário, EstudantesResumo
O comportamento sedentário tornou-se comum entre a população de jovens e adolescentes. Diferentes autores sugerem que a escola, mais especificamente a Educação Física escolar, deve assumir a incumbência de desenvolver práticas que ressaltem a importância de se adotar um estilo de vida saudável. O objetivo do presente estudo foi investigar a motivação para a prática de esportes escolares de alunos de 11 a 15 anos do ensino fundamental. A amostra foi composta por 118 alunos, de ambos os sexos, regularmente matriculados no ensino fundamental. A motivação foi analisada através do Participation Motivation Questionnaire (PMQ). Observou-se que os alunos são motivados à prática do basquetebol, handebol, futsal e voleibol para desenvolver a aptidão física, aprimorar a capacidade técnica, ter bons resultados competitivos e, na natação, como um meio de socialização através das atividades em grupo. Espera-se que esses fatores que influenciam na motivação para a prática esportiva possam auxiliar na motivação para elevar o nível de atividade física.
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