A prática escolar da Educação Física: a capacidade motora a partir da psicologia histórico-cultural
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.2023e37186206Palavras-chave:
Epistemologia da Educação Física, Desenvolvimento motriz, Teoria histórico-cultural, Desenvolvimento integralResumo
A história da Educação Física parece ter uma multiplicidade de caminhos e concepções, dividindo-se, epistemologicamente, a área em concepções críticas ou tradicionalistas. Propõe-se, neste artigo, como o objeto de estudo da Educação Física a Capacidade Motora, atribuindo a área, como função específica, fomentar essa potencialidade no desenvolvimento humano. Entende-se que o desenvolvimento motriz humano é uma alternativa na prática escolar e visa superar o trato pedagógico sem cindir corpo e mente, questionando a fragmentação do ser social estranhado no tempo presente. Assim, buscou-se propor um conceito norteador diferenciado dos contemporâneos para Educação Física. Na fundamentação da proposta utilizou-se a Teoria Histórico-Cultural, articulando a categorias filosóficas lukasciana e aos pressupostos filosóficos marxiano, perspectivando a totalidade, a realidade social ou a prática em que a Educação Física atua.
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