Programas de patinação artística com o Clima de Motivação para a Maestria: impacto no desenvolvimento motor de crianças

Autores

  • Nadia Cristina Valentini Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil
  • Paloma Mattos Lazzaroni Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil
  • Karen Schreiner Leonhardt Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil
  • Giovani dos Santos Cunha Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.2024e38187738

Palavras-chave:

Criança, Destreza motora, Esporte, Patinação

Resumo

O objetivo do presente estudo foi verificar o efeito de dois programas de patinação artística com o Clima de Motivação para Maestria (CMM) no equilíbrio e nas habilidades motoras fundamentais de meninas. Participaram do estudo 1, 24 meninas (7 à 10 anos) e do estudo 2, 40 meninas (5 à 10 anos), voluntárias para os grupos de intervenção. O grupo da patinação (GP) participou de 20 aulas com ênfase no CMM concomitantemente as aulas regulares de Educação Física. O grupo controle (GC) participou apenas das aulas de Educação Física. Os resultados indicaram mudanças significativas e positivas para as crianças do GP em relação ao equilíbrio estático e dinâmico, habilidades motoras fundamentais de locomoção e com bola; enquanto a estabilidade e os declínios motores foram observados nas crianças do GC. Não foram encontradas diferenças significativas em relação ao impacto interventivo nas diferentes idades.  Os programas de patinação com CMM demonstraram serem eficientes para a promoção de ganhos motores e para o desenvolvimento de uma base motora diversificada.

Downloads

Biografia do Autor

  • Nadia Cristina Valentini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

    PhD. Comportamento Motor Escola de Educação Físca UFRGS

Referências

Seefeldt V. Developmental motor patterns: Implications for elementary school physical fitness. In: Nadeau CH, Halliwell WR, Newell KM, Roberts GC, organizadores. Psychology of motor behavior and sport. Champaign (IL): Human Kinetics; 1980. p. 314-323.

Newell KM. What are fundamental motor skills and what is fundamental about them? J Motor Learn Dev. 2020;8(2):280-314.

Logan SW, Robinson LE, Wilson AE, Lucas WA. Getting the fundamentals of movement: a meta-analysis of the effectiveness of motor skill interventions in children. Child Care Health Dev. 2012;38(3):305-315.

Robinson LE. Effect of a mastery climate motor program on object control skills and perceived physical competence in preschoolers. Research Quart Exe Sport. 2011;82(2):355-359.

Spessato BC, Gabbard C, Valentini N, Rudisill M. Gender differences in Brazilian children's fundamental movement skill performance. Early Child Dev Care. 2013;183(7):916-923.

Clark JE, Metcalfe JS. The mountain of motor development: a metaphor. In: Motor development: research & reviews. Reston: NASPE; 2002. p.163-190.

Gaya A, Cardoso M. Os fatores motivacionais para a prática desportiva e suas relações com o sexo, idade e níveis de desempenho desportivo. In: Gaya A, Marques A, Tani G, organizadores. Desporto para crianças e jovens. Porto Alegre: UFRGS, p. 289-313, 2004.

Gaya A, Torres L. O Esporte na Infância e Adolescência. Alguns Pontos Polêmicos. In: Gaya A, Marques A, Tani G, organizadores. Desporto para crianças e jovens. Porto Alegre: UFRGS; 2004. p. 57-74.

Píffero CM, Valentini NC. Habilidades especializadas do tênis: um estudo de intervenção na iniciação esportiva com crianças escolares. Rev Bras Edu Fís Esporte. 2010;24(2):149-163.

Valentini NC, Rudisill ME. Goal orientation and mastery climate: a review of contemporary research and insights to intervention. Estudos Psic Campinas. 2006;23(2):159-171.

Valentini NC, Rudisill ME, Goodway JD. Incorporating a mastery climate into elementary physical education: it’s developmentally appropriate. J Phys Edu Rec Dance. 1999;70:28-32.

Valentini NC, Rudisill ME, Goodway JD. Mastery climate: children in charge of their own learning. Teach Elem Phys Edu. 1999;10:6-10.

Valentini NC, Rudisill ME. An inclusive mastery climate intervention and the motor skill development of children with and without disability. Adap Phys Act Quart. 2004;21:330-347.

Valentini NC, Rudisill ME. Motivational climate, motor-skill development, and perceived competence: two studies of developmentally delayed kindergarten children. J Teach Phys Educ. 2004;23:216-234.

Martin EH, Rudisill ME, Hastie P. The Effectiveness of a mastery motivational climate motor skill intervention in a naturalistic physical education setting. Phys Educ Sport Pedag. 2009;14:227-240.

Souza MC, Berleze A, Valentini NC. Efeitos de um programa de educação pelo esporte no domínio das habilidades motoras fundamentais e especializadas: ênfase na dança. J Phys Educ. 2008;19(4):509-519.

Palma MS, Pereira BOP, Valentini NC. Guided play and free play in an enriched environment: impact on motor development. Motriz. 2014;20(2):177-185.

Valentini NC. A influência de uma intervenção motora no desempenho motor e na percepção de competência de crianças com atrasos motores. Ver Paul Edu Fís. 2002;16(1):61-75.

Barkoukis V, Tsorbatzoudis H, Grouios G. Manipulation of motivational climate in physical education: effects of a seven-month intervention. Euro Phys Edu Review. 2008;14(3):367-387.

Bowler M. The influence of the TARGET motivational climate structures on pupil physical activity levels during year 9 athletics lessons. British Educational Research Association Annual Conference, University of Manchester. 2009. p. 1-20.

Ntoumanis N, Biddle SJH. A review of motivational climate in physical activity. J Sports Sci. 1999;17(8):643-665.

Sampaio DF, Valentini NC. Iniciação esportiva em ginástica rítmica: abordagens tradicionais e o clima de motivação para a maestria. Rev Edu Fís. 2015;26(1):1-10.

Zanella LW, Santayana de Souza M, Valentini NC. Variables that may explain motor performance changes in children with development coordination disorder and typical development. J Phys Edu. 2015;29(1):e-2905.

Valentini NC, Pierosn L, Rudisill ME, Hastie PA. Mastery and exercise play interventions: motor skill development and verbal recall of children with and without disabilities. Phys Edu Sport Pedag. 2017;22(4):349-363.

Santos SF. O impacto da prática do skate em domínios motores de crianças e jovens [dissertação]. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2016. p. 1-46.

Han JS, Geminiani ET, Micheli LJ. Epidemiology of figure skating injuries: a review of the literature. Sports Health. 2018;10(6):532-537.

Lazzaroni PM, Lisboa SC, Pechina MD, Rocha GG, Machado CLF, Teodoro JL, Grazioli R, Cunha GS. Perfil físico e fisiológico de jovens atletas da Patinação Artística sobre Rodas. Rev Bras Pres Fisio Exe. 2021;15(96):252-262.

Lazzaroni PM, Cunha GS. Patinação artística sobre rodas: uma revisão narrativa. Rev Bras Pres Fisio Exe, São Paulo. 2021;15(97):385-392.

Balyi I, Way R, Higgs C. Long-term athlete development. Champaign (IL): Human Kinetics; 2013.

Balyi I, Way R, Higgs C, Norris S, Cardinal C. Long-term athlete development. 2.1a. ed. Victoria, Canada: Sport for life society; 2016.

Higgs C, Way R, Harber V, Jurbala P, Balyi I. Long-term development in sport and physical activity 3.0. Canadian Sport Life Society; 2019.

García-Ceberino JM, Feu S, Gamero MG, Villafaina S. Creativity in recreational figure roller-skating: a pilot study on the psychological benefits in school-age girls. Int J Environ Res Public Health. 2022;19:11407.

Henderson S, Sugden DA, Barnett A. Movement assessment battery for children. 2a. ed. San Antonio: Harcourt Assessment; 2007.

Valentini NC, Ramalho MH, Oliveira M. Movement assessment battery for children-2: translation, reliability, and validity for Brazilian children. Res Dev Disab. 2014;35:733-740.

Ulrich DA. Test of Gross Motor Development - third edition. Austin: PRO-ED; 2019.

Valentini NC, Zanella LW, Webster EK. Test of gross motor development - Third Edition: Establishing content and construct validity for Brazilian children. J Motor Learn Dev. 2017;5(1):15-28.

Cairney J, Dudley D, Kwan M, Bulten R, Kriellaars D. Physical literacy, physical activity and health: toward an evidence-informed conceptual model. Sports Med. 2019;49(3):371-383.

Ionescu, A, Badau D. Student perceptions of motor, mental and social benefits and the impact of practicing recreational figure skating. Behav Sci. 2018;8:110.

Nerstad CGL, Wong SI, Richardsen AM. Can engagement go awry and lead to Burnout? The moderating role of the perceived motivational climate. Int J Environ Res Public Health. 2019;16:1979.

Palmer KK, Cox ER, Scott-Andrews KQ, Robinson LE. Structured observations of child behaviors during a mastery-motivational climate motor skill intervention: an exploratory study. Int J Environ Res Public Health. 2022;19:15484.

Robinson LE, Stodden DF, Barnett LM, Lopes VP, Logan SW, Rodrigues LP, D'Hondt E. Motor competence and its effect on positive developmental trajectories of health. Sports Med. 2015;45(9):1273-1284.

Weeldenburg G, Borghouts L, Laak Tvd, Remmers T, Slingerland M, Vos S (2022) TARGETing secondary school students’ motivation towards physical education: The role of student-perceived mastery climate teaching strategies. PLoS ONE. 2022;17(9):e0274964.

Cohen J. Statistical power analysis for behavioral sciences. New York: Academic Press; 2017.

Portney LG, Watkins MP. Foundations of clinical research: applications to practice. Upper Saddle River, United States of America: Pearson Prentice Hall; 2009.

Barnett LM, Webster EK, Hulteen, R.M. et al. Through the Looking Glass: A Systematic Review of Longitudinal Evidence, Providing New Insight for Motor Competence and Health. Sports Med. 2022;52:875-920.

Brauner L, Valentini NC, Souza MS, Zanella LW, Berleze A. A influência de um programa de iniciação esportiva no desempenho motor e na rotina de atividades de crianças. Rev Bras Edu Fís Esporte. 2019;33(4):569-586.

Parham LD, Fazio LS. Play in occupational therapy for children. London: Mosby; 1997.

Poulsen AA, Ziviani JM, Cuskelly M. Perceived freedom in leisure and physical coordination ability: impact on out-of-school activity participation and life satisfaction. Child Care Health Dev. 2007;33:432-440.

Downloads

Publicado

2024-12-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Valentini, N. C., Lazzaroni, P. M., Leonhardt, K. S., & Cunha, G. dos S. (2024). Programas de patinação artística com o Clima de Motivação para a Maestria: impacto no desenvolvimento motor de crianças. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 38, e38187738. https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.2024e38187738