Dotação física e talento esportivo: investigações acadêmicas na educação infantil

Autores

  • Carlos Samuel Rossi Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil.
  • Rosemeire de Araújo Rangni Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v35inespp23-30

Palavras-chave:

Dotação, Talento, Educação Física, Educação Infantil

Resumo

A dotação física e o talento esportivo se manifestam nesse modelo por desempenhar papel significativo no grande conjunto de influências das habilidades físicas naturais unidas às competências treináveis dadas pelo processo desenvolvimentista proporcionado pelo ambiente. O referencial foi o Differentiated Model of Giftedness and Talent (DMGT), de Gagné. Assim, o objetivo geral foi investigar a interface Dotação e Talento e Educação Física na Educação Infantil. A metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa. Foram buscados trabalhos acadêmicos em dois bancos de dados: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e Scientific Eletronic Library Online (SciELO), com recorte temporal de cinco anos. Os resultados obtidos foram quatro produções encontradas: uma tese e três dissertações defendidas nos anos de 2017 e 2019. Concluiu-se que há poucas pesquisas que abordem especificamente a dotação física e talento esportivo na Educação Infantil, sendo que as produções encontradas versam sobre outros níveis de ensino. Isso ressalta a importância de se olhar para as crianças dotadas e talentosas desde o início do percurso educacional.

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

Rossi, C. S. ., & Rangni, R. de A. . (2021). Dotação física e talento esportivo: investigações acadêmicas na educação infantil. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 35(Especial), 23-30. https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v35inespp23-30