Impactos positivos do ensino remoto emergencial sobre a qualidade motivacional de estudantes de Educação Física durante a pandemia
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.2023e37188591Palavras-chave:
COVID-19, Motivação, Ensino Superior, Educação FísicaResumo
O estudo objetivou comparar a qualidade motivacional de discentes de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública durante a paralisação das aulas, com alunos de uma IES privada, que substituiu as aulas presenciais por aulas remotas no período de isolamento social, resposta à pandemia causada pelo Coronavírus. Participaram do estudo 49 graduandos da IES pública e 57 graduandos do curso de Educação Física da IES privada. A Escala de Motivação Acadêmica foi aplicada por meio digital. Os resultados apontaram motivação mais autônoma dos estudantes da IES privada. Observou-se maior frequência de motivação extrínseca por regulação externa e por regulações sociais entre alunos da IES pública. Concluiu-se que o ensino remoto adotado na IES privada foi positivo, já que os alunos demonstraram capacidade de realizar atividades acadêmicas não apenas por pressão externa, apresentando boa qualidade motivacional. Ao contrário, a paralisação das aulas na IES pública indicou uma maior predisposição à desmotivação.
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