Impactos positivos do ensino remoto emergencial sobre a qualidade motivacional de estudantes de Educação Física durante a pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.2023e37188591

Palavras-chave:

COVID-19, Motivação, Ensino Superior, Educação Física

Resumo

O estudo objetivou comparar a qualidade motivacional de discentes de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública durante a paralisação das aulas, com alunos de uma IES privada, que substituiu as aulas presenciais por aulas remotas no período de isolamento social, resposta à pandemia causada pelo Coronavírus. Participaram do estudo 49 graduandos da IES pública e 57 graduandos do curso de Educação Física da IES privada. A Escala de Motivação Acadêmica foi aplicada por meio digital. Os resultados apontaram motivação mais autônoma dos estudantes da IES privada. Observou-se maior frequência de motivação extrínseca por regulação externa e por regulações sociais entre alunos da IES pública. Concluiu-se que o ensino remoto adotado na IES privada foi positivo, já que os alunos demonstraram capacidade de realizar atividades acadêmicas não apenas por pressão externa, apresentando boa qualidade motivacional. Ao contrário, a paralisação das aulas na IES pública indicou uma maior predisposição à desmotivação.

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Publicado

2023-12-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Santos, F. de P., Rocha, M. T. S., Campos, H. O., Ferreira, A. C. C., & Oliveira, E. C. de. (2023). Impactos positivos do ensino remoto emergencial sobre a qualidade motivacional de estudantes de Educação Física durante a pandemia. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 37, e37188591. https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.2023e37188591