Influence of Spartina alterniflora and tide level on the structure of polychaete associations in an euryhallne salt marsh in cananéia lagoon estuarine region (SE Brazil)
Autores
Fabiano da Silva Attolini
Universidade de São Paulo; Instituto Oceanográfico
Máurea Nicoletti Flynn
Universidade de São Paulo; Instituto Oceanográfico
Airton Santo Tarararn
Universidade de São Paulo; Instituto Oceanográfico
cobertura vegetal, níveis de maré, entremarés, associações de Polychaeta, marisma de Spartina alterniflora, Cananéia, Brasil
Resumo
Analisou-se a composição, abundância e variação sazonal de espécies de poliquetas em relação à cobertura vegetal de Spartina alterniflora e o nível de maré na Ponta do Arrozal, Cananéia, nos anos 1989/1990. Duas estações entremarés foram estabelecidas no cinturão de S. alterniflora, uma na linha da média de marés altas de quadratura (LMMQ) e outra, na linha da média de marés altas de sizígia (LMMS). Duas outras estações de coleta foram estabelecidas a níveis de maré correspondentes, em um local adjacente desprovido de vegetação. Cada estação foi amostrada duas vezes à cada estação do ano, com auxílio de um corer de 20 em de diâmetro. Foram obtidas 17 espécies, sendo as mais abundantes Capitella capitata, Isolda pulchella, Nereis oligohalina e Lumbrineris sp. Diferenças estatisticamente significativas foram observadas em relação ao número de espécies, densidade, diversidade e equidade, sendo os valores destes índices sempre maiores no local vegetado. A análise multivariada mostrou uma variação espacial da fauna em relação à presença de cobertura vegetal e níveis de maré. Em relação à cobertura vegetal, associações de poliquetas foram distinguíveis principalmente pelas diferentes densidades das espécies mais comuns, já que a maioria destas espécies foram encontradas em ambos os locais. Em relação ao nível de maré, tanto as densidades quanto o número de espécies foram significativamente mais altos no nível LMMQ, principalmente no local desprovido de vegetação.