Hedge Accounting no Mercado Acionário Brasileiro: Efeitos na Qualidade da Informação Contábil, Disclosure e Assimetria de Informação
DOI:
https://doi.org/10.1590/1808-057x201602430Resumo
Este trabalho investiga, no mercado acionário brasileiro, o efeito do hedge accounting na qualidade das informações contábeis, no disclosure dos instrumentos financeiros derivativos e na assimetria de informação. Para medir a qualidade da informação contábil, foram utilizadas as métricas de relevância da informação contábil e informatividade dos lucros contábeis. Para a execução desta pesquisa, foi constituída uma amostra geral com empresas brasileiras, não financeiras, listadas na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBOVESPA), compreendendo as 150 empresas com maior valor de mercado em 01/01/2014. A partir da amostra geral, foram constituídas amostras para a aplicação dos modelos econométricos de value relevance, informativeness, disclosure e assimetria de informação. A amostra para relevância contou com 758 observações firmas-anos no período de 2008 a 2013; a amostra para informatividade contou com 701 observações firmas-anos no período de 2008 a 2013; a amostra para disclosure contou com 100 observações firmas-anos, para o período de 2011 a 2012; a amostra para assimetria de informação contou com 100 observações firmas-anos, também relativa ao período de 2011 a 2012. Além dos modelos econométricos, aplicou-se o método de propensity score matching para as análises do efeito do hedge accounting sobre disclosure e assimetria de informação. As evidências encontradas para a influência da hedge accounting indicam uma relação: (i) positiva e significativa na relevância da informação contábil e no disclosure dos derivativos; (ii) negativa e significativa para informatividade dos lucros contábeis. Para a assimetria de informação, embora os coeficientes se mostrassem conforme o esperado, não foram estatisticamente significativos.Downloads
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