Análise da Influência da Presença da Suavização de Resultados sobre a Persistência dos Lucros no Mercado Brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.1590/1808-057x201602610Resumo
Neste estudo é investigada a influência da suavização de resultados sobre a persistência dos lucros no mercado brasileiro. Argumenta-se que as escolhas contábeis realizadas pelas empresas, em prol da divulgação de estabilidade, podem alterar o nível informacional do desempenho relatado ao mercado e, assim, afetar sua utilidade, notadamente para fins de precificação das empresas e decisões de alocação de recursos. A amostra foi determinada a partir das empresas com capital aberto na BM&FBOVESPA, com atuação entre 2004 e 2013. As empresas da amostra foram separadas em dois grupos quanto à presença de suavização de resultados, estabelecida a partir das métricas EM1 e EM2 de Leuz, Nanda e Wysocki (2003). Em seguida, foi inserida uma variável binária multiplicativa no modelo básico de persistência, para verificar a influência da presença da suavização sobre a persistência. Os resultados mostram o aumento da transitoriedade da série temporal, promovida pela presença da suavização de resultados, e se constata que a divulgação de estabilidade, informada através de uma série de lucros suaves, prejudicou a sustentabilidade do desempenho reportado, captada pela persistência da série. Controles adicionais realizados mostram a influência da suavização sobre a persistência como negativa, para empresas de pequeno porte e na ocorrência de prejuízos, e positiva na atuação em setores com regulação contábil. Conclui-se que, ao menos para as empresas da amostra, a divulgação de desempenhos constantes abriu espaço para a perda de sustentação dos lucros como informação, na qual os investidores, financiadores e administradores baseiam suas decisões.Downloads
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