Atividades distintas de divulgação e investidores sofisticados
DOI:
https://doi.org/10.1590/1808-057x201908940Palavras-chave:
investidor sofisticado, atividades de divulgação, teoria da divulgaçãoResumo
Este trabalho tem como objetivo verificar qual a influência de atividades distintas de divulgação na concentração de investidores mais sofisticados em empresas brasileiras. A pesquisa preenche uma lacuna sobre a influência que atividades de disclosure podem exercer sobre a concentração dos investidores sofisticados nas empresas brasileiras, considerando que isso pode ocorrer devido à capacidade de o investidor maximizar a utilidade da informação divulgada e o retorno dos investimentos, com redução do custo dos recursos alocados. O tema é relevante por verificar não o efeito clienteless de divulgação, trazido pelo único estudo anteriormente desenvolvido sobre o tema nos Estados Unidos da América (Kalay, 2015), mas a influência das atividades de disclosure [projeções de lucro, comunicados ao mercado e relação com investidores (RI)] sobre suas decisões mais sofisticadas de alocar recursos em empresas do mercado brasileiro. Como impacto na área, tem-se a constatação de que as empresas que divulgam comunicados ao mercado favorecem muito mais a alocação de recursos e a concentração de investidores sofisticados do que aquelas que apresentam melhor RI e divulgam previsões de lucro. Estudaram-se 89 empresas de capital aberto que tinham seus formulários de referência divulgados no período de 2011 a 2016. O número de investidores institucionais divulgados nos formulários de referência foi utilizado como proxy para categorizá-los como mais sofisticados. As atividades distintas de divulgação foram representadas pelo disclosure de projeções de lucro, número de comunicados ao mercado e melhor RI. A proxy de melhor RI foi categorizada por meio das empresas premiadas pela IR Magazine como as que apresentaram melhor RI no período de estudo. Os resultados da pesquisa indicam que os investidores mais sofisticados se concentraram em empresas com melhor RI, nas que não divulgam projeções de lucro e em empresas com maior número de comunicados divulgados ao mercado. A divulgação de comunicados ao mercado é a atividade de disclosure que mais influencia a concentração dos investidores sofisticados em empresas brasileiras que utilizam mais divulgação voluntária do que divulgação discricionária para alocar recursos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O conteúdo do(s) artigo(s) publicados na RC&F são de inteira responsabilidade do(s) autores, inclusive quanto a veracidade, atualização e precisão dos dados e informações. Os autores cedem, antecipadamente, os direitos autorais à Revista, que adota o sistema CC-BY de licença Creative Commons. Leia mais em: https://creativecommons.org/licenses/.
A RC&F não cobra taxa para a submissão de artigos. A submissão de artigo(s) à RC&F implica na autorização do(s) autor(es) para sua publicação, sem pagamento de direitos autorais.
A submissão de artigos autoriza a RC&F a adequar o texto do(s) artigo(s) a seus formatos de publicação e, se necessário, efetuar alterações ortográficas, gramaticais e normativas.