Determinantes do sucesso de campanhas de equity crowdfunding

Autores

  • Bruno César Franca Ferreira Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Administrativas, Mariana, MG, Brasil https://orcid.org/0000-0002-0001-554X
  • Israel José dos Santos Felipe Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Administrativas, Mariana, MG, Brasil https://orcid.org/0000-0001-8608-0029

DOI:

https://doi.org/10.1590/1808-057x202010460

Palavras-chave:

financiamento de startups, captação de recursos, equity crowdfunding, fintechs, sucesso

Resumo

Tendo em vista que o equity crowdfunding cresceu significativamente no Brasil e que tal mercado tem sido frequentemente procurado pelas startups como alternativa à escassez de crédito, este trabalho investigou os elementos que determinam o sucesso de suas campanhas de financiamento. Este artigo preenche a lacuna relacionada à ausência de trabalhos que analisaram a probabilidade e o tempo de sucesso do financiamento de startups. No Brasil, as pesquisas a esse respeito ainda são iniciais e pouco tem sido discutido sobre o que pode determinar o sucesso desse tipo de financiamento. Os achados aqui apresentados fornecem contribuições gerenciais para diferentes stakeholders, desde gestores de plataformas e empreendedores, até o cidadão comum, que em última análise atua como indutor de mudança na sociedade, sem a necessidade de intermediários financeiros. A discussão em torno dos elementos que influenciam o sucesso do financiamento de startups revelou que as características do perfil dos empreendimentos foram capazes de determinar o sucesso do financiamento. Tais informações aplicadas à dinâmica de alocação de recursos nesse mercado podem gerar mais eficiência financeira para agentes privados como parâmetro de desempenho de investimento e, para agentes públicos, como insumos para fiscalização. Utilizaram-se a regressão logística com efeitos marginais e dummy para efeitos fixos no tempo. A análise do tempo de sucesso foi realizada via modelos de sobrevivência. A amostra compreende 99 campanhas de financiamento de startups de 2014 a 2017. Este estudo identificou que a meta financeira, a categoria do empreendimento, a participação de advisor, a duração da campanha e o tipo de participação oferecida ao investidor afetam positivamente tanto a probabilidade quanto a velocidade do sucesso do financiamento das startups. Sua contribuição reside no uso desses achados para formulação de estratégias orientadas para a estimativa do sucesso, as quais permitem a alocação adequada de recursos financeiros.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2020-09-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Ferreira, B. C. F., & Felipe, I. J. dos S. (2020). Determinantes do sucesso de campanhas de equity crowdfunding. Revista Contabilidade & Finanças, 31(84), 560-573. https://doi.org/10.1590/1808-057x202010460