Explorando a interdependência entre gainsharing e avaliação de desempenho em uma cooperativa de crédito
DOI:
https://doi.org/10.1590/1808-057x202112270Palavras-chave:
práticas de controle gerencial, complementariedade, gainsharing, avaliação de desempenho, cooperativa de créditoResumo
Este estudo tem o objetivo de investigar a interdependência entre o gainsharinge a avaliação de desempenho (objetiva e subjetiva) em uma cooperativa de crédito. Há um debate recente sobre a interdependência entre as práticas de controle gerencial, o qual emerge da discussão de pacotes ou sistemas de controle. Este estudo aprofunda-se nesta discussão ao investigar a complementariedade entre gainsharing(modalidade de incentivos em grupo) e a avaliação de desempenho em um contexto de cooperativa de crédito, tendo em vista a necessidade de estudos empíricos qualitativos sobre esse fenômeno. Este estudo é considerado relevante pois o uso conjunto de práticas de controle gerencial pode permitir às organizações mitigar de forma mais efetiva os problemas de controle, como a falta de direção, motivação e competência. Esta pesquisa promove insights sobre o funcionamento das práticas de controle gerencial – tendo em vista a discussão da complementariedade entre gainsharing, que não é um sistema de incentivos predominante na maior parte das organizações – bem como sobre a avaliação objetiva e subjetiva de desempenho. A metodologia consiste em um estudo de campo qualitativo em uma cooperativa de crédito utilizando, como coleta de dados, a realização de entrevistas e o acesso a documentos, que foram analisados a partir de abordagem interpretativista. Esta pesquisa apresenta evidências sobre o fenômeno da interdependência entre as práticas de controle gerencial, agregando a literatura ao abordar diferentes formas de complementariedade entre um sistema de incentivos em grupo na modalidade de gainsharinge a avaliação de desempenho. Evidenciou-se que o gainsharing reforça o processo de avaliação objetiva de desempenho ao mitigar os problemas de motivação e direção, enquanto a avaliação subjetiva de desempenho compensa a avaliação objetiva de desempenho ao deslocar o foco da avaliação para as competências do indivíduo.
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