Viabilidade do Universal Life no Brasil sob a perspectiva da oferta e da demanda por seguros de vida
DOI:
https://doi.org/10.1590/1808-057x202113720Palavras-chave:
Universal Life, seguros de vida, profit testing, atuária, investimentos de longo prazoResumo
O objetivo do artigo foi avaliar a viabilidade do Universal Life (UL) no Brasil sob duas perspectivas: do ponto de vista individual dos contratantes, considerando diferentes perfis de clientes e cenários de investimento; e sob a ótica empresarial, verificando se as seguradoras enxergam no UL vantagens de comercialização. Assim, apesar da indefinição da regulamentação dos contratos pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), a contribuição deste artigo é avaliar o UL – produto tipicamente americano – no Brasil, utilizando metodologia integralmente atuarial, para segurados e seguradoras, em função de parâmetros locais. A relevância do artigo está no fornecimento de subsídios para indivíduos, empresas e autoridades avaliarem o produto e discutirem sua implementação, identificando, até mesmo, os perfis e cenários mais favoráveis ao seu desenvolvimento. Embora o UL seja uma modalidade de seguro individual muito difundida em diversos países e seu desenho explorar atrativos bem-definidos, o produto não havia sido explorado pela literatura nacional. A metodologia adotada no presente estudo usou modelagem inteiramente atuarial, taxa interna de retorno (TIR) e profit testing. O trabalho revela que o mercado brasileiro para o UL é viável, sobretudo em função das taxas de juros mais elevadas se comparadas aos países onde o produto já é amplamente disseminado. Sob a perspectiva da demanda, os resultados apontam que o segurado estaria em situação mais vantajosa adquirindo o UL do que comprando um seguro de vida no mercado privado e investindo o excedente em aplicações financeiras, devido à característica híbrida do contrato, que possibilita a utilização dos rendimentos financeiros como fatores de desconto na parcela securitária e nos encargos da operação, reduzindo os custos de oportunidade atrelados ao produto. No que tange às empresas, os resultados do profit testing sugerem haver estímulos para a oferta do UL, desde que a operação tenha viés de longo prazo. Alterando-se o padrão de mortalidade, tipo de apólice e perfil de investimento da companhia, todos os resultados apontam para direção similar.
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