A heterogeneidade da estrutura de dívida reduz o custo de capital?
DOI:
https://doi.org/10.1590/1808-057x20211428.enPalavras-chave:
heterogeneidade, estrutura de dívida, custo da dívida, custos de agência, monitoramentoResumo
O artigo busca investigar a relação entre o grau de heterogeneidade da estrutura de dívida e o custo de capital de terceiros de empresas brasileiras abertas e fechadas no período de 2010 a 2019. A heterogeneidade da estrutura de dívida é uma temática relativamente recente na literatura de finanças relacionada à estrutura de capital. Assim, até onde se tem conhecimento, a relação direta entre heterogeneidade da dívida e custo de capital de terceiros ainda não foi abordada em estudos anteriores da literatura nacional e internacional. Pesquisas que ampliam o conhecimento acerca de fatores atenuantes do custo da dívida se mostram pertinentes, sobretudo em um contexto como o do Brasil, em que os altos spreads de captação acabam comprometendo a viabilidade econômica de muitos projetos e, consequentemente, a capacidade de geração de valor pelas empresas. Os resultados da pesquisa trazem impactos sobre o processo de tomada de decisão financeira, dada a associação identificada entre heterogeneidade e custo de capital de terceiros, gerando reflexões acerca da definição da estrutura de capital da empresa. Dessa forma, guarda estreita relação com o valor da firma, cuja maximização é objeto de interesse de gestores e acionistas. Foram estimados modelos de regressão com dados em painel em que a variável dependente é representada pelo custo da dívida e as variáveis explicativas pelo grau de heterogeneidade da estrutura de dívida das companhias, sendo essa representada por duas diferentes proxies, visando conferir maior robustez aos resultados. Os resultados são inéditos e ressaltam o papel da estrutura de dívida na redução do custo de capital de terceiros. Verifica-se que quanto maior a heterogeneidade da dívida, menor o custo de captação das companhias, sendo que essa relação é ainda mais intensa para empresas mais suscetíveis a altos custos de agência.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Contabilidade & Finanças

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo do(s) artigo(s) publicados na RC&F são de inteira responsabilidade do(s) autores, inclusive quanto a veracidade, atualização e precisão dos dados e informações. Os autores cedem, antecipadamente, os direitos autorais à Revista, que adota o sistema CC-BY de licença Creative Commons. Leia mais em: https://creativecommons.org/licenses/.
A RC&F não cobra taxa para a submissão de artigos. A submissão de artigo(s) à RC&F implica na autorização do(s) autor(es) para sua publicação, sem pagamento de direitos autorais.
A submissão de artigos autoriza a RC&F a adequar o texto do(s) artigo(s) a seus formatos de publicação e, se necessário, efetuar alterações ortográficas, gramaticais e normativas.