O efeito dos traços dark triad na relação entre a pressão de obediência e a folga orçamentária
DOI:
https://doi.org/10.1590/1808-057x20211455.enPalavras-chave:
folga orçamentária, teoria da obediência de Milgram, dark triad, estrutura organizacional, assimetria informacionalResumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito dos traços de personalidade na relação entre a pressão de obediência e a criação de folga orçamentária. Concatenar os traços de personalidade dark triad e a pressão de obediência em um cenário de decisão com relação à criação de folga orçamentária permite ampliar a investigação de fatores associados à prática de folga orçamentária. A relevância deste estudo reside em compreender como traços de personalidade influenciam a tomada de decisões sob a pressão de obediência hierárquica ante a criação de folga orçamentária, permitindo mensurar e detectar possíveis vieses na tomada de decisão dos gestores devido a esses fatores, podendo, assim, prever ou amenizar decisões no ambiente organizacional. Verificou-se que a prática de criação da folga orçamentária pode ser realizada independentemente de uma ordem hierárquica e que traços de personalidade influenciam a tomada de decisões com relação à execução e planejamento dos orçamentos. O artigo contribuiu teoricamente para a área contábil, permitindo o avanço e o aprofundamento da discussão de aspectos sociais (teoria da obediência) e comportamentais (traços de personalidade) associados à tomada de decisão ante a criação de folga orçamentária. A abordagem é quantitativa, experimental (desenho fatorial 2 × 2), com 82 estudantes de ciências contábeis. Os dados foram analisados por testes de Mann-Whitney, Kruskal-Wallis e regressão logística binária. Constatou-se que indivíduos com altos traços de personalidade dark triad, independentemente de estarem sob pressão de obediência, foram mais propensos à criação de folga orçamentária, demonstrando que traços de personalidade intrínsecos de cada indivíduo têm efeito sobre a tomada de decisão. Contudo, quanto à pressão de obediência, verificou-se que não houve implicação significativa na criação de folga orçamentária. Esses resultados contribuem para as organizações, uma vez que seus gestores e equipes não praticam a folga devido a cenários de pressão por obediência, mas conforme os traços de personalidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Contabilidade & Finanças

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo do(s) artigo(s) publicados na RC&F são de inteira responsabilidade do(s) autores, inclusive quanto a veracidade, atualização e precisão dos dados e informações. Os autores cedem, antecipadamente, os direitos autorais à Revista, que adota o sistema CC-BY de licença Creative Commons. Leia mais em: https://creativecommons.org/licenses/.
A RC&F não cobra taxa para a submissão de artigos. A submissão de artigo(s) à RC&F implica na autorização do(s) autor(es) para sua publicação, sem pagamento de direitos autorais.
A submissão de artigos autoriza a RC&F a adequar o texto do(s) artigo(s) a seus formatos de publicação e, se necessário, efetuar alterações ortográficas, gramaticais e normativas.