Períodos de lockup durante períodos de lockdown no contexto de fundos brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.1590/1808-057x20221563.enPalavras-chave:
fundos de investimentos, lockup, alfa de 4 fatores, pandemia covid-19, estresse econômicoResumo
Este artigo teve por objetivo testar o efeito dos períodos de lockup na performance de fundos de ações e de fundos multimercados brasileiros, considerando-se o período afetado pela doença do coronavírus 2019 (covid-19). Esta pesquisa contribui para o melhor entendimento sobre os efeitos de restrições de resgate impostas aos cotistas, assunto que se mostra relevante ao considerarmos o aumento no número de fundos no Brasil. Esse efeito é analisado com particular atenção ao período afetado pela pandemia da covid-19. Os resultados desta pesquisa têm implicações para investidores individuais e profissionais, podendo despertar também o interesse de grandes famílias de fundos brasileiras, tendo em vista que o estabelecimento de períodos de lockup faz parte de uma decisão de longo prazo. A pesquisa tem o potencial de impactar o planejamento na indústria de fundos, o planejamento financeiro de pequenos e grandes investidores e também a literatura sobre o assunto, motivando a realização de novas pesquisas. A amostra foi composta por 17.417 fundos brasileiros, sendo 13.581 fundos multimercados e 3.836 fundos de ações, considerando o período de janeiro/2018 a dezembro/2021. Várias subamostras foram avaliadas para fins de robustez. As hipóteses foram testadas com o uso de um modelo de diferença-em-diferença operacionalizado por meio de um painel. A performance dos fundos foi estimada a cada trimestre com base no alfa de 4 fatores. Os principais resultados do estudo revelam que períodos de lockup mostraram-se positivamente associados com a performance dos fundos. Em contrapartida, durante o período negativamente afetado pela covid-19, fundos com maiores períodos de lockup não registraram melhor performance que os demais fundos (considerando-se na comparação a performance de grupos com menor lockup e a performance dos fundos antes da pandemia), resultado que pode avançar a discussão sobre os efeitos das restrições de resgate.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Contabilidade & Finanças
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo do(s) artigo(s) publicados na RC&F são de inteira responsabilidade do(s) autores, inclusive quanto a veracidade, atualização e precisão dos dados e informações. Os autores cedem, antecipadamente, os direitos autorais à Revista, que adota o sistema CC-BY de licença Creative Commons. Leia mais em: https://creativecommons.org/licenses/.
A RC&F não cobra taxa para a submissão de artigos. A submissão de artigo(s) à RC&F implica na autorização do(s) autor(es) para sua publicação, sem pagamento de direitos autorais.
A submissão de artigos autoriza a RC&F a adequar o texto do(s) artigo(s) a seus formatos de publicação e, se necessário, efetuar alterações ortográficas, gramaticais e normativas.