Cenários experimentais em pesquisas contábeis: pontos de destaque no desenvolvimento metodológico
DOI:
https://doi.org/10.1590/1808-057x20231594.enResumo
O objetivo principal deste artigo consiste em guiar o pesquisador, por meio da exposição de pontos de destaque e exemplos de literaturas anteriores, no desenvolvimento de um cenário experimental para a investigação de sua pergunta de pesquisa. O estudo enfoca a utilização de cenários experimentais na pesquisa contábil, trazendo pontos de destaque específicos que devem ser observados quanto ao desenvolvimento teórico e metodológico do instrumento. Sistematizam-se pontos de destaque de caráter metodológico pertinentes à utilização de cenários experimentais que visem a investigar perguntas de pesquisa contábeis com foco no julgamento e na tomada de decisão dos indivíduos. O impacto desta pesquisa consiste em sistematizar aspectos relevantes ao desenvolvimento de cenários experimentais que podem afetar o rigor metodológico e as validades interna, de constructo e de conclusão estatística. Consiste em um trabalho de proposição de método, com exemplos trazidos por meio de uma revisão narrativa. O estudo sistematiza aspectos relevantes a serem considerados nas escolhas dos pesquisadores quanto ao desenvolvimento de cenários experimentais, como o papel da randomização, a escolha de participantes, a minimização do viés de desejabilidade social, maneiras específicas de coleta da variável dependente e possibilidades de coleta do pool de participantes. Adicionalmente, discute-se o papel da utilização dos cenários experimentais diante da natureza teórica da pergunta de pesquisa, principalmente quanto à avaliação de julgamento e tomada de decisão.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Contabilidade & Finanças
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo do(s) artigo(s) publicados na RC&F são de inteira responsabilidade do(s) autores, inclusive quanto a veracidade, atualização e precisão dos dados e informações. Os autores cedem, antecipadamente, os direitos autorais à Revista, que adota o sistema CC-BY de licença Creative Commons. Leia mais em: https://creativecommons.org/licenses/.
A RC&F não cobra taxa para a submissão de artigos. A submissão de artigo(s) à RC&F implica na autorização do(s) autor(es) para sua publicação, sem pagamento de direitos autorais.
A submissão de artigos autoriza a RC&F a adequar o texto do(s) artigo(s) a seus formatos de publicação e, se necessário, efetuar alterações ortográficas, gramaticais e normativas.