Estilo de gestão na auditoria interna: influência entre fatores pessoais e conflito de papéis
DOI:
https://doi.org/10.1590/1808-057x20231710.enPalavras-chave:
auditor interno, estilo de gestão, auditoria, conflito de papéis, governança corporativaResumo
Este artigo analisa o efeito do estilo de gestão do líder na relação entre os fatores pessoais e o conflito de papéis na função da auditoria interna. Lança-se luz sobre os fatores per se da presença de conflito de papéis na auditoria interna, abordando os efeitos que diferentes estilos de gestão do líder da auditoria podem ocasionar na relação precedentemente já investigada na literatura entre características pessoais e o conflito de papéis. As evidências demonstram que as habilidades e expertise de executivos líderes da auditoria interna impacta o papel exercido pelos auditores internos, tornando-se insights importantes de serem analisados e compreendidos ao delimitar a função da auditoria interna. Este artigo contribui com a compreensão do impacto que aspectos a nível pessoal, profissional e de interação na hierarquia de gestão nas empresas podem ocasionar na função da auditoria interna. Foi usada pesquisa survey envolvendo 218 auditores internos certificados pelo Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil), atuantes na área de auditoria interna e com perfis ativos na plataforma de contatos profissionais LinkedIn. Utilização de regressão linear múltipla para a análise dos dados. Os fatores pessoais englobam a independência e expertise dos auditores internos. O conflito de papéis contempla três dimensões: demanda da organização vs. profissão de auditor; auditoria vs. consultoria; e valores pessoais vs. expectativas profissionais. O estilo de gestão mensura o comportamento dos superiores imediatos nas dimensões de tarefa, relacionamento e contexto situacional. Como resultados e contribuições, evidenciou-se que o compromisso com a independência e a expertise dos auditores internos têm influência negativa no conflito de papéis. Um estilo de gestão com comportamentos direcionados ao relacionamento entre os indivíduos, à realização das tarefas ou adaptativo às situações, por parte dos superiores imediatos, contribui para reduzir o nível de conflito de papéis na função da auditoria interna.
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