Adoção de business analytics na contabilidade
DOI:
https://doi.org/10.1590/1808-057x20231771.enPalavras-chave:
business analytics, adoção, antecedentes, efeitos, contabilidadeResumo
O objetivo desta pesquisa é analisar iniciativas de adoção de business analytics (BA) factíveis à contabilidade e seus potenciais antecedentes e efeitos, de acordo com especialistas e early adopters. As soluções de BA apoiam os profissionais na exploração de dados e na obtenção de insights para tomada de decisão. Embora haja uma relação evidente entre BA e contabilidade, há uma lacuna entre a teoria e sua adoção na prática. A pesquisa é relevante para a academia e o mercado, por apresentar principais antecedentes, efeitos, usos, técnicas e fontes de dados, além das características da tarefa, tecnologia e indivíduo que impactam o fit entre BA e contabilidade. Evidenciam-se os principais antecedentes de adoção e boas práticas dos projetos de uso de BA dos early adopters, diminuindo a lacuna teoria-prática e trazendo novos elementos para impulsionar sua adoção entre profissionais e organizações. Foi realizada uma pesquisa qualitativa-exploratória, operacionalizada por entrevistas semiestruturadas com 20 profissionais de áreas contábeis distintas. Os resultados evidenciam as principais iniciativas de uso de BA: identificação de transações indevidas, análise de maior volume de dados e análises preditivas. Eficiência, qualidade e melhora da tomada de decisão foram os principais efeitos do uso de BA. A factibilidade das iniciativas de BA foi analisada pelo modelo task-technology fit (TTF) e os antecedentes da adoção pelo modelo technology-organization-environment (TOE), identificando-se características da tarefa, tecnologia e indivíduo, bem como fatores tecnológicos, organizacionais e ambientais que aumentam o fit entre BA e contabilidade. Contribui-se para a evidenciação de barreiras (regulação e disponibilidade dos dados) que impactam a adoção de BA e a conclusão que as finalidades de uso, a profundidade da adoção e os efeitos diferem conforme a área contábil, uma vez que os principais efeitos do uso de BA impactam, primeiramente, a própria área contábil, em seguida, demais partes interessadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Contabilidade & Finanças
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo do(s) artigo(s) publicados na RC&F são de inteira responsabilidade do(s) autores, inclusive quanto a veracidade, atualização e precisão dos dados e informações. Os autores cedem, antecipadamente, os direitos autorais à Revista, que adota o sistema CC-BY de licença Creative Commons. Leia mais em: https://creativecommons.org/licenses/.
A RC&F não cobra taxa para a submissão de artigos. A submissão de artigo(s) à RC&F implica na autorização do(s) autor(es) para sua publicação, sem pagamento de direitos autorais.
A submissão de artigos autoriza a RC&F a adequar o texto do(s) artigo(s) a seus formatos de publicação e, se necessário, efetuar alterações ortográficas, gramaticais e normativas.