Impacto da realização de lives sobre o retorno das ações no mercado brasileiro

Autores

  • Arthur Mesquita Camargo Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão Pública, Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, Brasília, DF, Brasil https://orcid.org/0000-0002-3233-764X
  • José Alves Dantas Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão Pública, Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, Brasília, DF, Brasil https://orcid.org/0000-0002-0577-7340

DOI:

https://doi.org/10.1590/1808-057x20231847.en

Palavras-chave:

disclosure, redes sociais, lives, mineração de textos, estudo de eventos

Resumo

O objetivo deste estudo foi examinar se a divulgação financeira voluntária por meio de lives pode determinar mudanças sobre o retorno acionário no mercado brasileiro. A divulgação corporativa por meio de redes sociais é um fenômeno novo, impulsionado pelos impactos da pandemia da doença do coronavírus 2019 (covid-19), cujos efeitos são investigados a partir da perspectiva de que altos níveis de atenção do investidor estão associados ao envolvimento das empresas com a audiência. Os achados contribuem para a literatura sobre o comportamento do investidor e de empresas ante as divulgações em ambientes não tradicionais. O trabalho é igualmente relevante por utilizar a web scraping para processar textos não estruturados. O estudo fornece elementos para o desenvolvimento da teoria da divulgação voluntária, livre de intermediários e mais próximo do investidor de varejo. Foi utilizada a tradicional técnica de estudo de eventos a partir de dados sobre as lives obtidos por meio de web scraping e de mineração de textos. Para os testes adicionais, foi utilizado o modelo de regressão multivariada. Foi constatado que as lives causam impactos positivos nos preços das ações, embora esses efeitos sejam voláteis, tendendo a retornar às médias anteriores em até 5 dias. Análises adicionais revelaram, ainda, que quanto maior o número de inscritos no canal, se o chief executive officer (CEO) participa, se o assunto envolve discussão de resultados e se a empresa não está listada no índice Bovespa (Ibovespa), maiores são as chances do conteúdo da live causar impacto anormal.

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Publicado

2023-12-21

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Camargo, A. M., & Dantas, J. A. (2023). Impacto da realização de lives sobre o retorno das ações no mercado brasileiro. Revista Contabilidade & Finanças, 34(93), e1847. https://doi.org/10.1590/1808-057x20231847.en