Impacto da realização de lives sobre o retorno das ações no mercado brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.1590/1808-057x20231847.enPalavras-chave:
disclosure, redes sociais, lives, mineração de textos, estudo de eventosResumo
O objetivo deste estudo foi examinar se a divulgação financeira voluntária por meio de lives pode determinar mudanças sobre o retorno acionário no mercado brasileiro. A divulgação corporativa por meio de redes sociais é um fenômeno novo, impulsionado pelos impactos da pandemia da doença do coronavírus 2019 (covid-19), cujos efeitos são investigados a partir da perspectiva de que altos níveis de atenção do investidor estão associados ao envolvimento das empresas com a audiência. Os achados contribuem para a literatura sobre o comportamento do investidor e de empresas ante as divulgações em ambientes não tradicionais. O trabalho é igualmente relevante por utilizar a web scraping para processar textos não estruturados. O estudo fornece elementos para o desenvolvimento da teoria da divulgação voluntária, livre de intermediários e mais próximo do investidor de varejo. Foi utilizada a tradicional técnica de estudo de eventos a partir de dados sobre as lives obtidos por meio de web scraping e de mineração de textos. Para os testes adicionais, foi utilizado o modelo de regressão multivariada. Foi constatado que as lives causam impactos positivos nos preços das ações, embora esses efeitos sejam voláteis, tendendo a retornar às médias anteriores em até 5 dias. Análises adicionais revelaram, ainda, que quanto maior o número de inscritos no canal, se o chief executive officer (CEO) participa, se o assunto envolve discussão de resultados e se a empresa não está listada no índice Bovespa (Ibovespa), maiores são as chances do conteúdo da live causar impacto anormal.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Contabilidade & Finanças
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo do(s) artigo(s) publicados na RC&F são de inteira responsabilidade do(s) autores, inclusive quanto a veracidade, atualização e precisão dos dados e informações. Os autores cedem, antecipadamente, os direitos autorais à Revista, que adota o sistema CC-BY de licença Creative Commons. Leia mais em: https://creativecommons.org/licenses/.
A RC&F não cobra taxa para a submissão de artigos. A submissão de artigo(s) à RC&F implica na autorização do(s) autor(es) para sua publicação, sem pagamento de direitos autorais.
A submissão de artigos autoriza a RC&F a adequar o texto do(s) artigo(s) a seus formatos de publicação e, se necessário, efetuar alterações ortográficas, gramaticais e normativas.