Efeito da atenção do investidor na eficiência do mercado brasileiro de ações
DOI:
https://doi.org/10.1590/1808-057x20231635.enPalavras-chave:
finanças comportamentais, atenção do investidor, volume de buscas na internet, previsibilidade de retornosResumo
O objetivo deste artigo foi avaliar a relação entre atenção do investidor, tanto o profissional quanto o não profissional, e a eficiência de mercado brasileiro de ações medida pela previsibilidade dos retornos diários. O papel da atenção do investidor no mercado de capitais é tema controverso, dado que, enquanto alguns estudos evidenciam que ela é capaz de induzir eficiência, outros apontam que contribui essencialmente para maior volatilidade devido a vieses comportamentais. Este trabalho contribui para a literatura de finanças comportamentais, sendo pioneiro na análise do efeito que a atenção do investidor induz aos preços das ações brasileiras. Além disso, não encontramos trabalhos anteriores que comparassem o efeito na eficiência de mercado advindo da atenção de diferentes classes de investidores, medida por meio do acesso a diferentes provedores de informações financeiras. A análise da atenção do investidor medida pelo volume de buscas feitas na internet é pertinente ante a crescente abundância de dados e a inclusão digital. Evidenciar um efeito da atenção na eficiência de mercado contribui para a crítica a essa hipótese clássica. O método consistiu em estimar modelos autorregressivos usando dados diários de 2018 a 2021 de volume de buscas, retornos e volume de transações de ações brasileiras, incluindo interação entre retorno e volume de buscas, para avaliar a influência da atenção na dinâmica dos preços. Neste trabalho, evidenciamos que, no mercado de ações brasileiro, a atenção do investidor contribui para maior eficiência de mercado, medida pela menor previsibilidade dos retornos, mas o efeito mais proeminente advém da atenção do investidor não profissional. Entender como a atenção influencia a incorporação da informação nos preços contribui para uma crítica à hipótese de eficiência de mercado, além de possibilitar a obtenção de ganhos explorando oportunidades a partir do nível de atenção de determinada classe de investidores.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Contabilidade & Finanças
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo do(s) artigo(s) publicados na RC&F são de inteira responsabilidade do(s) autores, inclusive quanto a veracidade, atualização e precisão dos dados e informações. Os autores cedem, antecipadamente, os direitos autorais à Revista, que adota o sistema CC-BY de licença Creative Commons. Leia mais em: https://creativecommons.org/licenses/.
A RC&F não cobra taxa para a submissão de artigos. A submissão de artigo(s) à RC&F implica na autorização do(s) autor(es) para sua publicação, sem pagamento de direitos autorais.
A submissão de artigos autoriza a RC&F a adequar o texto do(s) artigo(s) a seus formatos de publicação e, se necessário, efetuar alterações ortográficas, gramaticais e normativas.