Influências de atores institucionais na adoção de normas contábeis para o setor público em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.1590/1808-057x20231778.enPalavras-chave:
normatização contábil, setor público, IPSAS, teoria institucional, PortugalResumo
Este estudo analisa como diferentes atores institucionais influenciaram a adoção de normas contábeis baseadas nas IPSAS em Portugal. Há necessidade de se compreenderem os acionamentos de estruturas sociais de significação, de legitimação e de dominação por diferentes atores institucionais em processos de adoção de normas contábeis, nomeadamente em contextos de crise financeira. O estudo do caso português é particularmente relevante devido ao fato de o processo de adoção de novas normas contábeis baseadas nas IPSAS ocorrer num contexto de crise financeira relacionada com a problemática das dívidas soberanas. O conhecimento do processo de adoção de normas contábeis baseadas nas IPSAS em Portugal pode ser útil para atuais e futuros agentes de mudança contábil em outros países. Esta pesquisa adotou uma metodologia de estudo de caso retrospectivo, suportada nos métodos documental e de entrevistas semiestruturadas, como métodos de coleta de dados e de geração de evidências. Este estudo contribui principalmente para mostrar a relevância do uso balanceado de diferentes estruturas sociais (significação, legitimação e dominação) em processos de mudança contábil, assim como para mostrar o reforço do poder de atores institucionais do nível econômico e político diante dos demais atores institucionais em contextos de crise financeira.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rui Manuel da Costa Robalo, Ana Rita Ribeiro de Matos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo do(s) artigo(s) publicados na RC&F são de inteira responsabilidade do(s) autores, inclusive quanto a veracidade, atualização e precisão dos dados e informações. Os autores cedem, antecipadamente, os direitos autorais à Revista, que adota o sistema CC-BY de licença Creative Commons. Leia mais em: https://creativecommons.org/licenses/.
A RC&F não cobra taxa para a submissão de artigos. A submissão de artigo(s) à RC&F implica na autorização do(s) autor(es) para sua publicação, sem pagamento de direitos autorais.
A submissão de artigos autoriza a RC&F a adequar o texto do(s) artigo(s) a seus formatos de publicação e, se necessário, efetuar alterações ortográficas, gramaticais e normativas.