Um método quantitativo para avaliação da satisfação dos clientes

Autores

  • Fátima de Souza Freire Universidade Federal do Ceará; Departamento de Contabilidade
  • Vicente Lima Crisóstomo Universidade Federal do Ceará; Departamento de Contabilidade
  • Ducineli Régis Botelho Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1519-70772003000100001

Palavras-chave:

Estratégias de gestão, Indicadores de satisfação, Avaliação dos clientes, Método quantitativo

Resumo

Há premência em se sistematizar esquemas para extrair informações dos novos indicadores que estão sendo empregados nos modernos métodos de avaliação do desempenho operacional das empresas. Na ampla maioria destes, a perspectiva do cliente é sempre levada em consideração. Entretanto, as pesquisas junto a eles sempre fornecem informações qualitativas, embora constituam uma das áreas mais atuantes das empresas de pesquisa de mercado. Enfrentando o desafio de generalizar um modelo contábil para incorporação da avaliação quantitativa de ativos intangíveis de empresas que seja útil para a moderna caracterização dos seus desempenhos operacionais, propõe-se neste trabalho um esquema inovador para avaliar a satisfação dos clientes capaz de fornecer resultados quantitativos inequívocos. Os indicadores que o método proposto utiliza provêm de enquêtes bem definidas, realizadas junto aos clientes, e possibilitam o advento de índices que caracterizarão ativos e passivos das empresas relativos à satisfação dos clientes.

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Publicado

2003-04-01

Edição

Seção

naodefinida

Como Citar

Freire, F. de S., Crisóstomo, V. L., & Botelho, D. R. (2003). Um método quantitativo para avaliação da satisfação dos clientes . Revista Contabilidade & Finanças, 14(31), 7-15. https://doi.org/10.1590/S1519-70772003000100001