How to measure gain-sharing in an outsourcing relationship: a case study in information technology environment
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1519-70772005000200008Palavras-chave:
Gain-sharing, Tecnologia da Informação, Terceirização, Precificação, CompraResumo
Este estudo tem o objetivo de analisar o problema da mensuração do gain-sharing na terceirização de serviços de tecnologia da informação como um componente da política de remuneração dos serviços contratados entre duas organizações. A metodologia adotada compõe-se de três passos: (i) revisão bibliográfica sobre as decisões de terceirização e precificação de serviços terceirizados no ambiente de tecnologia da informação; (ii) um estudo de caso real em que o problema da mensuração do gain-sharing surge no relacionamento entre duas grandes empresas de classe mundial que operam no mercado brasileiro de cartões de crédito; (iii) discussão dos achados do estudo de caso com base na literatura revisada. As principais contribuições deste trabalho são: (i) identificação dos principais problemas relacionados às decisões de terceirização e precificação de serviços terceirizados; (ii) descrição das características e do comportamento dos custos no ambiente de tecnologia da informação e (iii) análise e discussão do método adotado pelas empresas estudadas para mensuração do gain-sharing. A pesquisa bibliográfica mostrou uma lacuna na literatura relacionada especificamente à mensuração do gain-sharing. Os achados do estudo de caso indicaram que empresas de tecnologia de informação são altamente estruturadas com custos fixos e que o método de divisão de ganhos adotados pelas empresas estudadas corresponde à economia de custos, a qual é mensurada pelas variações de preço e eficiência de acordo com parâmetros orçamentários. Adicionalmente, observou-se que o método adotado contribui para proporcionar mais transparência e capacidade de análise no relacionamento entre as empresas envolvidas.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O conteúdo do(s) artigo(s) publicados na RC&F são de inteira responsabilidade do(s) autores, inclusive quanto a veracidade, atualização e precisão dos dados e informações. Os autores cedem, antecipadamente, os direitos autorais à Revista, que adota o sistema CC-BY de licença Creative Commons. Leia mais em: https://creativecommons.org/licenses/.
A RC&F não cobra taxa para a submissão de artigos. A submissão de artigo(s) à RC&F implica na autorização do(s) autor(es) para sua publicação, sem pagamento de direitos autorais.
A submissão de artigos autoriza a RC&F a adequar o texto do(s) artigo(s) a seus formatos de publicação e, se necessário, efetuar alterações ortográficas, gramaticais e normativas.