Nível de evidenciação × custo da dívida das empresas brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1519-70772009000100007Palavras-chave:
Custo de capital de terceiros, Análise de disclosure, Análise de dados em painel, Relevância da informação contábilResumo
Este trabalho tem como objetivo investigar a relação entre o nível de disclosure voluntário e o custo de capital de terceiros. Espera-se que o aumento do disclosure pelas empresas resulte na diminuição da assimetria de informação, diminuindo o risco oferecido aos financiadores da empresa, resulte, também, no aumento da visibilidade e negociabilidade de seus papéis, bem como na quantidade de informação divulgada aos seus stakeholders de uma forma geral. Antes de analisar a regressão com dados em painel, foi utilizada a técnica multivariada de Análise de Correspondência (ANACOR) para se fazer uma análise exploratória das variáveis estudadas. Foram pesquisadas 23 companhias abertas no decorrer de 2000 a 2004, para o nível de disclosure (ND), e de 2001 a 2005, para o custo de capital de terceiros (Kd) e as variáveis de controle, obedecendo à seguinte equação: (Kd t) = (NDt-1, variáveis de controle t-1). Os resultados empíricos demonstraram que, a partir da utilização do efeito pooling, pelo método dos mínimos quadrados generalizados, cujo R² foi de aproximadamente 28,49%, o nível de disclosure voluntário possui relação inversa com o custo de capital de terceiros, ou seja, quanto maior o nível de diclosure, menor o custo de capital de terceiros, dessa forma, não se rejeitou a hipótese estudada.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O conteúdo do(s) artigo(s) publicados na RC&F são de inteira responsabilidade do(s) autores, inclusive quanto a veracidade, atualização e precisão dos dados e informações. Os autores cedem, antecipadamente, os direitos autorais à Revista, que adota o sistema CC-BY de licença Creative Commons. Leia mais em: https://creativecommons.org/licenses/.
A RC&F não cobra taxa para a submissão de artigos. A submissão de artigo(s) à RC&F implica na autorização do(s) autor(es) para sua publicação, sem pagamento de direitos autorais.
A submissão de artigos autoriza a RC&F a adequar o texto do(s) artigo(s) a seus formatos de publicação e, se necessário, efetuar alterações ortográficas, gramaticais e normativas.