A AUTOCONTENÇÃO JUDICIAL NO DIREITO ADMINISTRATIVO PARTICIPATIVO: O CASO DAS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS AMBIENTAIS
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2319-0558.v2i1p37-70Resumo
O aumento de previsões participativas dos cidadãos está gerando uma burocratização excessiva ou superprocedimentalização do processo decisório estatal, baseado em critérios subjetivos e no casuísmo dos interesses dos impugnantes, desnaturando a função desses instrumentos ao lhes dar importância que não têm. O presente artigo discorre sobre tal tendência, com base no direito administrativo comparado estadunidense, especialmente sob o prisma de Vermont Yankee, cotejando-o com diversos precedentes envolvendo audiências públicas em matéria ambiental.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2014-12-07
Edição
Seção
ARTIGOS CIENTÍFICOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RDDA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista (referência à RDDA).
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Bim, E. F. (2014). A AUTOCONTENÇÃO JUDICIAL NO DIREITO ADMINISTRATIVO PARTICIPATIVO: O CASO DAS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS AMBIENTAIS. Revista Digital De Direito Administrativo, 2(1), 37-70. https://doi.org/10.11606/issn.2319-0558.v2i1p37-70