O Discurso dos livros didáticos de Geografia: As diferenças entre o período militar e a primeira quinzena do século XXI
DOI:
https://doi.org/10.11606/rdg.v29i0.102122Palavras-chave:
Livro Didático, Geografia Física, Período Militar, Atualidade.Resumo
A presente pesquisa objetiva comparar o discurso e a apresentação dos conteúdos de geografia física dos livros didáticos de geografia utilizados nas escolas públicas do Brasil no Período Militar com os atuais, tomando como base o ano de 2014. Especificamente objetiva-se: analisar a distribuição dos conteúdos e capítulos referentes à geografia física presentes nos livros didáticos; e comparar como era e é realizada a redação destes conteúdos frente à linguagem utilizada. Para desenvolver a pesquisa foi adotada uma metodologia qualitativa, a partir da análise descritiva de livros didáticos e do conteúdo analisado dos referidos períodos, levando, desta maneira, à compreensão do tema proposto. Os livros didáticos escolhidos para a análise foram: AZEVEDO, Aroldo de. Terra brasileira. 42. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 196; e MARTINS, Dadá; BIGOTTO, Francisco; VITIELLO, Márcio. Geografia: Sociedade e cotidiano. 4. ed. São Paulo: Escala Educacional, 2012. Desta forma, conclui-se que: há diferenças e semelhanças entre os livros trabalhados. Apesar de claras diferenças de discurso, os dois cumprem seu papel como fornecedor de conhecimento e recurso de auxílio ao professor em sala de aula. Sendo assim, não se notou nenhum erro conceitual em nenhuma das obras, sugerindo assim, que ambas são indicadas para cumprir sua função. Desta forma, nota-se que diversos aspectos influenciam no discurso apresentado nos livros didáticos: como esperado, a questão política está mais explícita no livro didático do Período Militar que o do atual, já as questões voltadas à preservação do meio ambiente são mais evidentes no livro atual que no do ano 1968. Portanto, independente do período histórico e do que se evidencia neste tempo, desenvolver e preservar o criticidade dos educandos através da indagação do conteúdo presente em qualquer mídia é uma das inúmeras funções intrínseca a profissão de professor.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2015-06-17
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Oliveira, M. X. de, & Cordenonsi, A. Z. (2015). O Discurso dos livros didáticos de Geografia: As diferenças entre o período militar e a primeira quinzena do século XXI. Revista Do Departamento De Geografia, 29, 367-390. https://doi.org/10.11606/rdg.v29i0.102122