Potenciais Problemas de Mobilidade Urbana diária relacionados a Inundações no Rio de Janeiro (Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.11606/rdg.v29i0.102130Palavras-chave:
Desastres Naturais, Vulnerabilidade, Matriz de Origem-Destino, Postgis.Resumo
A estimativa de pessoas que passam por zonas de tráfego, juntamente com informações hidrográficas, serve como base para o estudo de relações entre mobilidade e inundações. A partir de dados de origem e destino, foi desenvolvido um script baseado no Google Maps para obter os caminhos feitos em cada viagem. Para computar a quantidade de pessoas diretamente afetadas na mobilidade, foram selecionadas todas as regiões interceptadas pelos rios. O número total de pessoas indiretamente afetadas foi calculado através da análise de rotas que interceptam os rios, e, com base nesta informação, foram estimadas quantas pessoas têm sua mobilidade potencialmente afetada por inundações em cada rio. Os resultados sugerem que os rios Pavuna e Guandu Mirim devem receber atenção prioritária por tomadores de decisão para mitigar os efeitos de inundações sobre a mobilidade urbana na região metropolitana do Rio de Janeiro.Downloads
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Publicado
2015-06-17
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Santos, L. B. L., Londe, L. de R., Soriano, Érico, Jorge, A. A. S., & Coelho, A. F. (2015). Potenciais Problemas de Mobilidade Urbana diária relacionados a Inundações no Rio de Janeiro (Brasil). Revista Do Departamento De Geografia, 29, 175-190. https://doi.org/10.11606/rdg.v29i0.102130