Análise Ambiental da Ocorrência das Queimadas na Porção Nordeste do Cerrado
DOI:
https://doi.org/10.11606/rdg.v34i0.131917Palavras-chave:
Queima de biomassa, Uso e Ocupação da Terra, Impactos, MATOPIBA.Resumo
Com a crescente demanda nos últimos anos por áreas agricultáveis ainda não exploradas, o bioma Cerrado se tornou um dos ambientes mais favoráveis para a expansão da fronteira agrícola. Uma das consequências consiste no desmatamento e no aumento do número de queimadas, ocasionando a degradação e supressão de extensas áreas de ecossistemas naturais do bioma. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo principal analisar a distribuição espacial das áreas queimadas na porção nordeste do bioma Cerrado. Desta forma, foi realizado o mapeamento das áreas queimadas em imagens do sensor Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer (MODIS), da plataforma Terra e Aqua, nos anos de 2012 a 2015 a partir do uso do Modelo Linear de Mistura Espectral (MLME). Os dados de precipitação do Tropical Rainfall Measuring Mission (TRMM) do produto 3B43 foram utilizados para verificar a influência das chuvas na ocorrência das queimadas. Além disso, analisou-se a ocorrência das queimadas com o uso e cobertura da terra, com as Unidades de Conservação (UC) e com os municípios da área de estudo. Foi verificado que as áreas mais atingidas por queimadas são de Savana, Savana Lenhosa e Gramíneas e os anos que apresentaram menores índices de precipitações também foram os anos que ocorreram maior incidência de queimadas. A unidade de conservação mais atingida foi a Estação Ecológica Uruçuí-Uma no Piauí, com uma média de 36,5% de sua área queimada e os municípios mais atingidos estão localizados principalmente nos estados do Piauí e Maranhão, apresentando em média metade de suas áreas queimadas.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2017-12-22
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Resende, F. C., Cardozo, F. da S., & Pereira, G. (2017). Análise Ambiental da Ocorrência das Queimadas na Porção Nordeste do Cerrado. Revista Do Departamento De Geografia, 34, 31-42. https://doi.org/10.11606/rdg.v34i0.131917