Relato de Experiência Desenvolvido com Estudantes da NEJA no Ensino de Climatologia em Baixa Grande - Campos Dos Goytacazes/RJ
DOI:
https://doi.org/10.11606/rdg.v0ispe.132940Palavras-chave:
Educação, Geografia Escolar, Fenômenos Meteorológicos, EJA.Resumo
O ensino de climatologia faz parte do currículo de geografia e é apresentado demonstrando a relação que há entre a superfície terrestre e a atmosfera. O ensino de climatologia estuda a dinâmica, a classificação e a descrição do clima, a ocorrência de fenômenos na atmosfera e sua influência na sociedade. Sua importância se dá à medida que contribui para o desenvolvimento de habilidades fundamentais para o processo de ensino aprendizagem. Este estudo tem como principal objetivo trabalhar o fenômeno meteorológico chuva, através dos conteúdos de aprendizagens nas aulas de geografia da Nova Educação de Jovens e Adultos. As atividades realizadas ocorreram no Colégio Estadual Dr. Barros Barreto, na localidade de Baixa Grande, no município de Campos dos Goytacazes/RJ. Os procedimentos operacionais compreenderam a instalação de uma estação meteorológica móvel na escola, o monitoramento do tempo e o desenvolvimento de atividades e experiências pedagógicas. Os resultados apontam para a defasagem no ensino de disciplinas essenciais, a dificuldade dos alunos de se expressar através da escrita, e a percepção de que é viável utilizar os conteúdos de aprendizagens no ensino de climatologia. Assim, é possível concluir que a valorização dos saberes e os conteúdos de aprendizagens corroboram e auxiliam o processo no ensino de climatologia nas aulas de Geografia.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).