Homofobia e docência: as dificuldades que docentes homossexuais encontram na prática profissional
DOI:
https://doi.org/10.11606/eISSN.2236-2878.rdg.2023.205031Palavras-chave:
Escola, Homossexualidade, Vivência ProfissionalResumo
O presente artigo tem por objetivo compreender como a homofobia impacta na vivência profissional de docentes homossexuais, do município de Ponta Grossa, Paraná. Para tanto, foram realizadas 5 (cinco) entrevistas orientadas por um roteiro semiestruturado voltado a docentes gays da referida cidade, com vistas a identificar como a homofobia é (re)produzida através do espaço escolar e quais fatores a tornam um fenômeno institucional, visto que impacta a vivência profissional e particular destes profissionais. Posteriormente, as entrevistas foram transcritas, analisada e sistematizadas num banco de dados a partir do software livre e de código aberto LibreOffice, valendo-se da análise de conteúdo do discurso. A partir dos resultados, evidencia-se que os docentes sofreram atitudes homofóbicas em todos os níveis escolares, mesmo quando estes eram apenas discentes. Além disso, foi possível identificar que todas as esferas que compõem o espaço escolar propagam discriminações e preconceitos contribuindo para um continuum do fenômeno homofóbico. Desta forma, os professores são coagidos a não expressar sua sexualidade; sofrem censura por parte da coordenação e direção a respeito de discussões sobre esta temática; estão expostos a contínuos enfrentamento com discentes e demais equipe pedagógica; há uma maior cobrança em relação a sua prática profissional, além da dificuldade em se relacionar com demais colegas de profissão.
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