A CARTOGRAFIA NO ENSINO: OS DESAFIOS DO MAPA DA GLOBALIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.11606/rdg.v0i0.545Palavras-chave:
cartografia, ensino, mapa-múndi, globalização.Resumo
A partir de uma reflexão sobre o papel epistemológico da cartografia na relação com a complexidade do mundo, reflexão essa que procura refutar a interpretação que o mapa simplifica o complexo, o artigo enfatiza que a grande questão do ensino da cartografia permanece sendo a desconexão existente entre as práticas cartográficas e as elaborações no interior da geografia. O artigo procura demonstrar isso por meio do exemplo contemporâneo do processo de globalização. Por sua vez, esse processo exige para seu entendimento novas elaborações no campo da geografia, e também uma atualização (ou renovação) do mapa-múndi, cuja versão convencional é incompatível com as novas realidades que estão criando um mundo de fato.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).