Covid-19 e museus: sintomas versus evidências
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v10i10p91-128Palavras-chave:
Museu, Intervenção, Pandemia, Vestígio, PúblicoResumo
O texto visa inquirir sobre intervenções online em obras museais, na pandemia, advinda da atual Síndrome. Criações icônicas foram espelhadas, mas também relidas. Debate-se: museus nutririam os elos com o público ao voltar ao normal? A ação se abrirá a outros? Por que se optou por tais criações e órgãos? Seria sintoma de atributo raro, ou o renome se originou de marketing? Teria a crise suscitado diálogo com museu, em forma de lazer? Vivificou-se o papel de bem cultural?
Downloads
Referências
AMARAL, Aracy Abreu. Correspondência Mário de Andrade & Tarsila do Amaral. São Paulo: EDUSP/IEB/USP; 2001.
AMARAL, Aracy Abreu. Tarsila cronista. São Paulo: EDUSP; 2001.
AMARAL, Aracy Abreu. Tarsila sua obra e seu tempo. São Paulo: Perspectiva/EDUSP; 1975.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. São Paulo: Abril Cultural; 1975.
HESÍODO. Teogonia: a origem dos deuses. São Paulo: Iluminaresç; 1995. HOCKNEY, David. O conhecimento secreto: redescobrindo as técnicas perdidas dos
grandes mestres. Trad. José Marcos Macedo. São Paulo: Cosac & Naify;1996.
LOURENÇO, Maria Cecília França. Almeida Júnior: um criador de imaginário. São Paulo Pinacoteca do Estado; 2007.
MONDZAIN, Marie-José. A imagem pode matar? Lisboa, Vega; 2009 [2002]. STAROBINSKI, Jean. A invenção da liberdade 1700-1789. São Paulo: Unesp; 1994.
Fontes eletrônicas e sites
ASSIS, Tatiana de. Quem está por trás de meme de Bolsonaro visto em panelaços. Disponível em: https://vejasp.abril.com.br/blog/arte-ao-redor/bolsonaro- mascara-projecoes-artistas-vjs/. Acesso em: 30 mar. 2020.
BEIGUELMAN, Giselle. Coronavida: A cultura do coronavírus: prólogo do confinamento. O espaço público é a primeira vítima fatal. Revista SelecT. Disponível em: https://www.select.art.br/coronavida/. Acesso: em 15 abr. 2020.
BEIGUELMAN, Giselle. Coronanavida: o pós-pandêmico é agora. São Paulo: Escola da Cidade, 2020. Disponível em: https://n-1edicoes.org/086/. Acesso em: 20 set. 2020.
CAPA do livro editado na exposição |Iconoclash. Disponível em: https://zkm.de/en/the- zkm/ Acesso em: 17.09.2020.
CINDY Sherman. Disponível em: http://www.cindysherman.com/. Acesso em: 12 set. 2020.
DECLARAÇÃO de Caracas 1992. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3832715/mod/ . Acesso em: 2 jun. 2020.
ICOM Brasil “Recomendações do ICOM Brasil em relação à COVID 19”. Disponível em: https://www.icom.org.br/. Acesso em: 02 maio 2020.
INUMERÁVEIS. Disponível em: https://inumeraveis.com.br/projetemos/. Acesso em: 22 jun.2020.
ERA VIRTUAL. Disponível em: http://eravirtual.org/. Acesso em: 13 abr. 2020.
HOCKNEY, David. Secret Knowledge part 1 Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wpG-ZwnNNaA/. Acesso em: 19.09.2020.
GOOGLE Arts & Culture. Disponível em: https://artsandculture.google.com/. Acesso em: 12 mar. 2020.
BALLESTER, José Manuel. Disponível em: https://www.josemanuelballester.com/. Acesso em: 29 mar. 2020.
https://performatus.com.br/traducoes/carolee-schneemann-pintura/.
LATOUR, Bruno. “O que é Iconoclash? Ou, há um mundo além das guerras de imagem? Revista Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 14, n. 29, p. 111-150, jan./jun. 2008. Disponível em: http://www.bruno- latour.fr/sites/default/files/downloads/84-ICONOCLASH-POR.pdf/. Acesso em: 4 ago. 2010.
LOGOTIPO Coletivo Viva JK/ BH. Disponível em: https://www.instagram.com/vivajk/ ______ #projetemos. Disponível em: https://www.instagram.com/projetemos/.Acesso em 10 de maio 2020
LOGOTIPO Coletivo Viva JK/ BH. Museu da Maré Disponível em: https://www.museudamare.org/. Acesso em: 19 set. 2020.
MAURITSHUIS Museum Disponível em: https://www.mauritshuis.nl/en/explore/restoration-and-research/girl-in-the- spotlight/. Acesso em: 20 set. 2020.
MAURITSHUIS Museum. Renovação do edifício. Disponível em: https://www.mauritshuis.nl/en/discover/mauritshuis/the-renovation/. Acesso em: 20 set. 2020.
MUSEUS anunciam demissões. Disponível em: https://vejasp.abril.com.br/blog/arte- ao-redor/museus-e-teatros-demissoes-suspensao-contratos/. Acesso em: 4 de maio 2020.
MUSEU da Maré. Disponível em: https://www.museudamare.org/. Acesso em: 12 de jun. 2020.
MUSEU do Isolamento. Disponível em: https://www.toopics.com/tag/museudoisolamento/. Acesso em: 12 abr. 2020.
PAINEL na entrada da exposição no MoMA. Disponível em: https://www.moma.org/calendar/exhibitions/3871/ Acesso em 21 ser.2020
TUSSEN Kunst & Quarantaine. Disponível em: https://www.instagram.com/tussenkunstenquarantaine/?hl=pt-br/. Acesso em: 21 mar. 2020.
UNESCO. Disponível em: http://whc.unesco.org/uploads/nominations/208rev.pdf/. Acesso em: 24 ago. 2020.
PESSOA, Fernando. Oscila o incensório antigo. Disponível em: https://www.escritas.org/pt/ /1088/oscila-o-incensorio-antigo/. Acesso em: 16 set. 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Maria Cecília França Lourenço
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution CC-BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).