O pulo do gato da indústria da cultura

Autores

  • Cristina Moura Emboaba da Costa Julião de Camargo Universidade do Estado de Santa Catarina. Departamento de Música

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2017.131541

Palavras-chave:

indústria da cultura, ensino musical, arte, cultura, canção

Resumo

Discussão crítica sobre as manifestações musicais produzidas para o consumo industrializado, destacando suas especificidades e usos, da informalidade espontânea ao controle mercadológico/ideológico da indústria da cultura (ADORNO, 1944) e do entretenimento dirigido, suas consequências e perspectivas na sociedade contemporânea de sensibilidade adestrada e gosto nivelado.  Em contrapartida, o universo transgressor da arte e o impacto do ensino da música enquanto linguagem (compreensão da obra e a construção do gosto e do juízo estético) como possibilidades de formação crítica e resistência à essa estrutura de controle e de consumo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cristina Moura Emboaba da Costa Julião de Camargo, Universidade do Estado de Santa Catarina. Departamento de Música

    Doutora em musicologia pela PPGMus ECA/USP, é docente efetiva do Departamento de Música da UDESC (SC), responsável pela área de Regência Coral, Coral e prática de conjunto. Universidade do Estado de Santa Catarina. 

Downloads

Publicado

2017-10-30

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Camargo, C. M. E. da C. J. de. (2017). O pulo do gato da indústria da cultura. Revista Da Tulha, 3(1), 103-125. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2017.131541