A metáfora como recurso expressivo na Sonata no. 1 para violino e piano de Almeida Prado
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2019.158215Palavras-chave:
Almeida Prado, Práticas interpretativas, Música brasileira, Música de câmaraResumo
Almeida Prado (1943-2010) foi um dos maiores compositores brasileiros, com um catálogo de mais de 600 obras. Na música de câmara, produziu um repertório considerável que abrange as diversas fases estéticas. O compositorutiliza frequentemente indicações metafóricas não convencionais, como “Granítico”, “Luminoso”e “Como um cristal transparente”.Busca-se, portanto, compreender essa maneira bastante particular de empregar a metáfora como recurso expressivo e como ela pode ser traduzida no gesto físico que produz o resultado sonoro na performance dessas obras, em particular da Sonata nº 1 para violino e piano.
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Copyright (c) 2019 Luciana de Araújo Caixeta, Ricardo Alex Palmezano
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