A Hermenêutica como um dos Processos de Análise e Estruturação da Performance Musical
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2023.210793Palavras-chave:
- hermenêutica, performance musical, música erudita, subjetividade e objetividade na músicaResumo
O texto que se segue tem como objetivo central discorrer e avaliar de que maneira a hermenêutica pode ser empregada nas questões envolvendo a performance musical, tomando como fundamentação teórica, entre outros, os textos de Morais (2014), Albano de Lima (2005- 2022) e Bartz (2022). Os procedimentos interpretativos circunscritos a criação musical não serão objeto desta investigação, ainda que seja possível adotar a mesma metodologia de análise.
Downloads
Referências
ALBANO DE LIMA, Sonia Regina. Performance: Investigação hermenêutica nos processos de interpretação musical. In: RAY, Sonia (org). Performance musical e suas interfaces. Goiânia: Editora Vieira, 2005, p. 91/114.
ALBANO DE LIMA, Sonia. Subjetividad y Objetividad construyendo conocimiento musical. Epistemus. Revista de estudios en Música, Cognición y Cultura, vol. 10/2, 46-74, 2022, ISSN 1853-0494. https:// doi.org/1024215/1853049e046. Universidad nacional de La Plata. Buenos Aires: Argentina.
BARTZ, Guilherme Furtado. A busca pela excelência na performance musical: uma etnografia comparativa entre a música erudita e a improvisação livre. Tese de Doutorado – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Filosofia e Ciências Humana. Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social – Porto Alegre, 2022, 555p.
ECO, Umberto. Obra aberta: formas e indeterminação nas poéticas contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2015.
FOUREZ, Gabriel. Fondements épistemologiques por l’interdisciplinarité. Comunicação do autor apresentada no Congresso da AMSE em Sherbrooke, s/d. Transcrição da palestra e tradução para o português de Vera Brandão.
GADAMER, Hans- Georg. Hermenêutica da obra de Arte. São Paulo: São Paulo: WMF – Martins Fontes. Tradução e Seleção de Marco Antonio Casanova.
GADAMER, Hans -Georg. Verdade e Método I – Traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Tradução de Flavio Meurer. Petrópolis: Vozes 2008.
GARCIA, Joé de Assis. A investigação hermenêutica. In: Interdisciplinaridade, tempo e currículo. Tese de Doutorado. São Paulo: PPG Educação/PUC-SP, 2000.
HEIDEGGER, Martin. A origem da obra de arte. Tradução Maria da Conceição Costa – Lisboa: Edições 70, 2005, 1ª edição 1977.
HEIDEGGER, Martin. Introdução a filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
KNEIF, Tibor. Hermeneutics. In: SADIE, Stanley (ed.) The New Grove dictionary of music and musicians, vl. 8. London: Macmillan, 1980.
MAGNANI, Sérgio. Expressão e Comunicação da Linguagem na Música. Belo Horizonte: Perspectiva. 1971, 301 p.
MORAIS, Luciano Cesar. Interpretação musical como hermenêutica da música, um ensaio sobre performance. Tese de Doutorado. São Paulo: ECA/USP. Ano 2014, 177 pg., acesso em 03 de dezembro de 2022. https://www.teses.usp.br/index.php?option=com_jumi&fileid=17&Itemid=160&id=97A3591C3799&lang=pt-br
OLIVEIRA, Cláudia Juliana Barbosa de. A origem da obra de Arte. In: “Existência e Arte” - Revista Eletrônica do Grupo PET- Ciências Humanas, Estética e Artes da Universidade Federal de São João Del-Rei- ano 1- nº 1- janeiro a dezembro de 2005.
PAREYSON, Luigi. Estética: Teoria da Formatividade. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis, RJ: Vozes, 1992, 325 p. RINK, John (ed). La interpretación musical. Madrid: Alianza Editorial. 2017.
SEIBT, Cezar Luís. Heidegger: a obra de arte como acontecimento da verdade. In. Acta Sci. Human Soc. Sci. Maringá, v. 30, n. 2, p. 189-196, 2008.
SILVA JUNIOR, Almir Ferreira do. Estética e Hermenêutica: a arte como declaração da verdade em Gadamer. In: Tese de doutorado. 2005. Universidade de São Paulo – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Filosofia. 206 p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Sonia Regina Albano de Lima
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY-NC:
Este trabalho está licenciado sob uma licença CC-BY-NC