Um novo olhar sobre Francisco Braga
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2023.215644Palavras-chave:
Francisco Braga, Raça, Racismo, Musicologia, História da Música BrasileiraResumo
Este artigo traz uma reflexão sobre a trajetória do compositor Francisco Braga. Acreditamos contribuir para a musicologia contemporânea brasileira através do uso de uma base teórica ainda pouco difundida na área. Nosso objetivo é interpretar a trajetória de Francisco Braga, a qual acessamos através de notas biográficas, fontes secundárias, publicações na imprensa, de suas obras musicais e de pesquisa bibliográfica sobre a história cultural, política e social do Brasil em sua época. A partir do levantamento dos dados construímos nossa narrativa em que apresentamos o compositor à luz de estudiosos contemporâneos sobre raça, racismo, miscigenação e identidade nacional, tais quais Sueli Carneiro, Manuel Querino, Kabengele Munanga e Renato Ortiz. Ao final, concluímos que a mudança de perspectiva analítica sobre Francisco Braga não omite sua negritude e permite perceber os sentidos de sua trajetória social, reconhecendo sua contribuição à história da música como um homem negro de seu tempo que desafiou as práticas racistas no meio musical e tornou-se um dos principais compositores brasileiros do período.
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