Um novo olhar sobre Francisco Braga

Autores

  • Juliane Larsen Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2023.215644

Palavras-chave:

Francisco Braga, Raça, Racismo, Musicologia, História da Música Brasileira

Resumo

Este artigo traz uma reflexão sobre a trajetória do compositor Francisco Braga. Acreditamos contribuir para a musicologia contemporânea brasileira através do uso de uma base teórica ainda pouco difundida na área. Nosso objetivo é interpretar a trajetória de Francisco Braga, a qual acessamos através de notas biográficas, fontes secundárias, publicações na imprensa, de suas obras musicais e de pesquisa bibliográfica sobre a história cultural, política e social do Brasil em sua época. A partir do levantamento dos dados construímos nossa narrativa em que apresentamos o compositor à luz de estudiosos contemporâneos sobre raça, racismo, miscigenação e identidade nacional, tais quais Sueli Carneiro, Manuel Querino, Kabengele Munanga e Renato Ortiz. Ao final, concluímos que a mudança de perspectiva analítica sobre Francisco Braga não omite sua negritude e permite perceber os sentidos de sua trajetória social, reconhecendo sua contribuição à história da música como um homem negro de seu tempo que desafiou as práticas racistas no meio musical e tornou-se um dos principais compositores brasileiros do período.

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Publicado

2023-10-04

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Larsen, J. (2023). Um novo olhar sobre Francisco Braga. Revista Da Tulha, 9(1), 218-250. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2023.215644